A Associação Marroquina dos Produtores Exportadores de Frutas e Legumes (APEFEL) anunciou seus planos para dobrar as exportações de tomate. As exportações serão direcionadas a novos mercados, entre eles o mercado africano, onde os tomates marroquinos têm ganhado popularidade.
Entre 2021/2022 os tomates do Marrocos tiveram um aumento de 19% nas exportações se comparado com a safra anterior. Foram mais de 670.000 toneladas de tomate. s produtores marroquinos planejam capitalizar a crise de produção na Europa, respondendo à crescente demanda por tomates, mantendo “produtos de alta qualidade e preços acessíveis para os consumidores”, diz a presidente da Associação Marroquina dos Produtores Exportadores de Frutas e Legumes Laraisse Esserghini.
No entanto, a crise hídrica no Marrocos representa um desafio para a produção local de culturas intensivas em água, como tomate, por exemplo. Esserghini, argumenta que o Marrocos possui uma produção agrícola de qualidade que é “bem conhecida” no setor. Em setembro, o jornal espanhol Hortoinfo, informou que que o Marrocos está rapidamente alcançando a Espanha em termos de exportações de tomate.
Fonte: portaldoagronegocio