Colheita de citros avança no estado
A colheita de frutas cítricas segue em andamento em diversas regiões do Rio Grande do Sul, conforme apontado no Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar. Na região administrativa de Santa Rosa, os trabalhos estão concentrados, principalmente, na bergamota Satsuma Okitsu e na laranja de umbigo.
Problemas causados pela variação climática
A instabilidade do clima tem impactado negativamente a produção, sobretudo das laranjas de umbigo. Um distúrbio fisiológico tem provocado rachaduras nos frutos e queda precoce. Segundo a Emater, esse cenário já era previsto em razão do longo período de estiagem, mas a situação se agravou com o retorno repentino das chuvas.
Alerta para controle de pragas
Técnicos da Emater também reforçam a importância do monitoramento e controle de pragas como pulgões, ácaros, larva-minadora e percevejos, que podem comprometer ainda mais a produtividade e a qualidade dos frutos.
Mercado e condições nas principais regiões produtoras
Na região de Erechim, a bergamota Okitsu está sendo comercializada com preços que variam entre R$ 1,50 e R$ 2,00 por quilo. Já em Passo Fundo, as chuvas mais recentes contribuíram positivamente para a formação dos frutos. Em Soledade, a colheita da bergamota Okitsu também segue em curso.
Fonte: portaldoagronegocio