Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Exportações de soja de Mato Grosso têm queda de 63% em janeiro: entenda os impactos

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

As exportações de soja provenientes de Mato Grosso, principal estado produtor do Brasil, totalizaram 158,57 mil toneladas em janeiro. O volume representa uma redução de 63,26% em relação ao mesmo período do ano passado e de 44,71% quando comparado à média dos últimos cinco anos para o mês. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) em seu boletim semanal.

A China, principal destino da soja mato-grossense, adquiriu 38,85% do volume exportado no mês, o equivalente a 61,6 mil toneladas. Esse montante representa uma queda de 43,82% em relação a janeiro de 2024. Apesar do desempenho fraco no início do ano, o IMEA destaca que há expectativa de recorde nas exportações ao longo de 2025, impulsionadas pela projeção de uma safra histórica no estado.

No cenário nacional, as exportações brasileiras de soja somaram 1,07 milhão de toneladas em janeiro, registrando uma queda de 62,43% em comparação com o mesmo mês do ano anterior e de 29,37% frente à média dos últimos cinco anos. O recuo é atribuído à menor disponibilidade do grão no mercado, consequência do atraso na colheita.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.