Pequenos produtores rurais de Minas Gerais serão beneficiados com a doação de doses de sêmen da raça Girolando, com o intuito de aprimorar a inseminação de seus rebanhos e aumentar a produção de leite. A doação faz parte do Programa Mais Genética, que, pela primeira vez, conta com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (Girolando), com a entrega de mais de mil doses de sêmen de touros avaliados pelo Teste de Progênie do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG).
A entrega ocorreu no dia 5 de fevereiro, conduzida pela técnica do PMGG, Nathália Espanhol, e realizada ao coordenador do Mais Genética, Eliandro Lima. Segundo Lima, muitos pequenos produtores não têm acesso a touros melhoradores reconhecidos pelo mercado. “Essa doação proporcionada pela Girolando vai transformar a realidade de muitos desses produtores, permitindo-lhes utilizar uma genética superior, com potencial para aumentar a produtividade do rebanho”, afirmou.
O Mais Genética, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais em parceria com prefeituras e a Emater-MG, já assiste cerca de 8 mil produtores no estado. Criado pelo deputado federal Emidinho Madeira, o programa já atingiu a marca de 400 mil vacas inseminadas.
A segunda etapa da parceria entre a Girolando e o programa prevê o registro genealógico dos bezerros nascidos nas fazendas assistidas, com inspeção realizada por técnicos da Associação.
Em 2025, a Girolando irá distribuir gratuitamente 8 mil doses de sêmen de touros Girolando, com base no Teste de Progênie, para rebanhos colaboradores em diferentes regiões do Brasil. Dentre as entidades que receberão as doses estão a Embrapa Gado de Leite, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) São João do Evangelista, e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), além de produtores rurais de várias localidades.
De acordo com o coordenador do PMGG, Edivaldo Ferreira Júnior, o programa está democratizando o uso de touros Girolando, permitindo o melhoramento genético dos rebanhos leiteiros e ampliando a qualidade da produção de leite no Brasil.
Fonte: portaldoagronegocio