A consultoria AgResource estimou, nesta terça-feira, que a safra de soja do Brasil para o ciclo 2024/25 atingirá um recorde de 172,28 milhões de toneladas. O número foi divulgado após a conclusão do Crop Tour realizado pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná.
Em janeiro, a previsão da consultoria apontava uma produção de 172,07 milhões de toneladas para o país. Segundo a AgResource, o cenário para a safra de soja 2024/25 é promissor, com destaque para a produtividade nas lavouras de Mato Grosso e Goiás, que apresentam uma boa quantidade de vagens e um potencial de rendimento recorde.
No entanto, a consultoria também mencionou os desafios enfrentados por algumas regiões. A seca afetou áreas do sul de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, impactando negativamente a produção. Apesar disso, a AgResource acredita que os ganhos de produtividade nas regiões centro-norte do Brasil compensarão as perdas no centro-sul, resultando em um balanço positivo para a produção nacional.
O Mato Grosso, por sua vez, deverá superar a marca de 50 milhões de toneladas, consolidando-se como o maior produtor de soja do país.
Fonte: portaldoagronegocio