Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Impactos do Clima Adverso na Colheita de Soja e no Início da Safra de Milho no Brasil

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A safra 2024/25 de soja tem enfrentado dificuldades climáticas em várias regiões do Brasil, com destaque para o impacto das chuvas em Mato Grosso e em estados do Centro-Oeste, Sudeste e Norte/Nordeste. Enquanto isso, a baixa umidade no Sul do país e no sul de Mato Grosso do Sul continuou a pressionar o enchimento de grãos.

De acordo com levantamento da AgRural, até quinta-feira (16), a colheita de soja no Brasil avançou apenas 1,7% da área cultivada, um número bem abaixo dos 6% registrados no mesmo período do ano passado. Em Mato Grosso, a colheita está mais lenta do que em qualquer outro momento da série histórica da AgRural, que se inicia na safra 2010/11. Este é o menor índice de colheita para o período desde a safra 2020/21.

Além disso, a plantação da safrinha de milho 2025 também sofreu com as condições climáticas desfavoráveis. Em Mato Grosso, o excesso de chuvas e a falta delas no Paraná atrasaram o início do plantio da safrinha. Até o dia 16, apenas 0,3% da área estimada estava semeada, um número muito abaixo dos 4,9% registrados no mesmo período de 2024. Esse início de plantio é o mais lento desde 2021, quando os percentuais só começaram a ser medidos a partir de 28 de janeiro.

Já a colheita do milho verão 2024/25 no Centro-Sul do Brasil, embora ainda em estágio inicial, apresentou avanço. Até quinta-feira (16), 4,1% da área cultivada havia sido colhida, um número superior aos 1,3% da semana anterior, mas abaixo dos 7,9% registrados no ano passado. A colheita continua concentrada nos três estados do Sul, que têm o ciclo de plantio e colheita mais cedo.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.