As bolsas de valores da China registraram, nesta terça-feira, o maior salto em mais de dois meses. Esse desempenho foi motivado por promessas de apoio dos reguladores para conter a queda do mercado, além de uma recuperação nas empresas de chips locais, após o aumento das restrições tecnológicas impostas pelos Estados Unidos.
No fechamento do dia, o índice de Xangai teve alta de 2,54%, enquanto o CSI300, que agrega as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, subiu 2,63%. Ambos alcançaram os melhores resultados diários desde 7 de novembro.
Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,83%, recuperando-se de uma mínima de quatro meses, enquanto o índice de tecnologia registrou um salto superior a 3%.
Medidas para estabilidade e crescimento econômico
O clima no mercado tornou-se mais otimista após Pequim prometer medidas adicionais para fortalecer os mercados financeiros e impulsionar o crescimento econômico. O pior início de ano em uma década havia deixado investidores de varejo cautelosos em relação às ações, alimentando preocupações com incertezas políticas e geopolíticas.
Em declaração na segunda-feira, a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC) afirmou que a estabilidade do mercado de ações será uma prioridade em 2025, comprometendo-se a fazer todos os esforços necessários para criar um movimento ascendente.
O Banco do Povo da China também anunciou que aprimorará os esquemas de empréstimos e financiamento introduzidos em 2024 para apoiar o mercado de capitais. Além disso, destacou que evitará uma volatilidade excessiva na taxa de câmbio, mantendo a estabilidade do iuan em níveis razoáveis.
Panorama dos mercados asiáticos
Enquanto as bolsas chinesas mostravam resultados positivos, o desempenho de outros mercados asiáticos foi misto:
- Tóquio: índice Nikkei caiu 1,83%, fechando a 38.474 pontos.
- Hong Kong: índice Hang Seng subiu 1,83%, alcançando 19.219 pontos.
- Xangai: índice SSEC teve alta de 2,54%, chegando a 3.240 pontos.
- CSI300: avanço de 2,63%, a 3.820 pontos.
- Seul: índice Kospi subiu 0,31%, para 2.497 pontos.
- Taiwan: índice Taiex registrou alta de 1,37%, atingindo 22.797 pontos.
- Cingapura: índice Straits Times caiu 0,08%, fechando a 3.788 pontos.
- Sydney: índice S&P/ASX 200 subiu 0,48%, encerrando a 8.231 pontos.
A recuperação dos mercados chineses reforça as expectativas de um maior apoio governamental para estabilizar a economia e os setores financeiros, enquanto a região ásia-pacífico segue enfrentando desafios variados.
Fonte: portaldoagronegocio