As importações de soja pela União Europeia (UE) durante a safra 2024/25, que teve início em julho, chegaram a 6,96 milhões de toneladas métricas até o dia 5 de janeiro, representando um aumento de 12% em comparação com o mesmo período da safra anterior. Os dados foram divulgados pela Comissão Europeia na última terça-feira.
Além disso, as importações de farelo de soja também registraram crescimento significativo, atingindo 10,22 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 34% em relação ao volume importado no ano passado.
Principais Fornecedores de Soja e Farelo
Na atual temporada, os Estados Unidos se destacam como os principais fornecedores de soja para a União Europeia, com uma participação de 48% do total importado. O Brasil ocupa a segunda posição, com 35,5% de participação.
No que se refere ao farelo de soja, o Brasil lidera as exportações para a UE, com uma fatia de 48,5%, seguido pela Argentina, que responde por 39,6% do volume importado.
Importações de Óleo de Palma
As importações de óleo de palma pela União Europeia, por sua vez, totalizaram 1,52 milhão de toneladas, representando uma queda de 18% em relação ao ano anterior.
Entretanto, a Comissão Europeia destacou que os dados de exportação de alguns países não estão completos. As informações de exportação da Itália estão incompletas nos últimos seis semanas, enquanto os dados da França estão faltando desde o início de 2024. Além disso, os dados de exportação da Bulgária e da Irlanda estão ausentes desde o começo do ano comercial de 2023/24.
Fonte: portaldoagronegocio