Com o objetivo de promover o cicloturismo na região Extremo Oeste de Santa Catarina, além de valorizar suas belezas naturais, hospitalidade, gastronomia e cultura, foi realizado recentemente o Pedal de Lançamento do Circuito Caminhos da Fronteira – Etapa Sul. A iniciativa é uma parceria entre a Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), o Sebrae/SC e a IGR Caminhos da Fronteira.
Aproximadamente 160 ciclistas de diversas localidades da região participaram do evento, que consistiu em um trajeto de 32 quilômetros, percorrendo o caminho entre São Miguel do Oeste e Descanso, com passagem por pontos turísticos de destaque, como o Morro do Cristo. Este evento também marcou a conclusão da elaboração da Rota Sul de cicloturismo, um trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos com o objetivo de integrar os 19 municípios da microrregião da Ameosc.
A analista de negócios do Sebrae/SC, Carine Ribeiro, destacou a importância da iniciativa, ressaltando o potencial do cicloturismo na região. “Com essa ação, mostramos à comunidade que o cicloturismo já é uma realidade na região. Todos têm um papel fundamental no seu desenvolvimento, sejam moradores, empresários, profissionais do turismo, governo ou imprensa, pois a visibilidade dessa ação é essencial para atrair mais ciclistas”, afirmou.
Maicon Mohr, consultor em cicloturismo, também enfatizou a relevância de eventos como o Pedal de Lançamento para divulgar os atrativos turísticos de outras regiões e envolver a comunidade local. “É fundamental que os moradores se sintam parte do processo e ajudem a recepcionar os visitantes, garantindo que tenham uma experiência incrível”, disse.
Maicon ainda ressaltou que o evento ofereceu uma amostra do que será o Circuito de Cicloturismo da região, composto por um roteiro de cinco dias, com uma grande diversidade de paisagens e atrativos turísticos. “A vivência do pedal foi interessante e despertou nos participantes o desejo de explorar mais a fundo a rota, que possui uma rica variedade de paisagens e uma estrutura excelente para receber os cicloturistas”, afirmou.
O próximo passo no desenvolvimento do projeto é a implementação da sinalização da rota, com a produção e instalação de placas que orientarão os cicloturistas sobre o trajeto e os pontos turísticos ao longo do percurso. Maicon Mohr ressaltou ainda que Santa Catarina tem se consolidado como um destino de destaque no cicloturismo, devido à variedade de rotas disponíveis, e Carine Ribeiro completou: “O lançamento dessa rota traz grandes benefícios para o Extremo Oeste”.
Fonte: portaldoagronegocio