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Agronegócio

Estratégias do Ministro Carlos Fávaro para Fortalecer o Comércio Internacional com Exportadores Agropecuários

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O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, se reuniu nesta terça-feira (17) com representantes de tradings companies — empresas exportadoras dos setores de proteínas, grãos e frutas — na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília. O encontro teve como objetivo apresentar as novas oportunidades comerciais geradas pela recente abertura de quase 300 mercados e discutir as demandas dos principais operadores do comércio internacional agropecuário.

Fávaro ressaltou que uma das principais prioridades do governo Lula é fortalecer as relações diplomáticas com países parceiros, o que tem gerado resultados positivos para o agronegócio brasileiro. Desde 2023, o Ministério da Agricultura realizou 74 missões internacionais, acompanhadas de delegações empresariais. “Essas missões resultaram na abertura de quase 300 novos mercados para produtos agropecuários brasileiros, o que significa mais exportação, mais renda e mais emprego para o setor”, afirmou o ministro.

Alinhamento de Estratégias para Potencializar Exportações

A reunião também teve como foco o alinhamento de estratégias para maximizar as oportunidades geradas por essa expansão de mercados. Fávaro enfatizou que o encontro foi uma oportunidade para ouvir os representantes das tradings e entender como o governo pode apoiar o setor para que essas novas oportunidades sejam transformadas em negócios concretos. “Estamos aproveitando o bom momento nas relações diplomáticas para ajustar processos técnicos e melhorar as condições de comércio, garantindo que as tradings possam se beneficiar sem comprometer a qualidade do processo”, explicou.

Luis Rua, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, destacou a importância estratégica das tradings na viabilização das exportações, ressaltando a relevância da interação com os adidos agrícolas. “Os adidos desempenham um papel fundamental no apoio a questões sanitárias, promoção comercial e, de maneira geral, na facilitação do comércio”, afirmou.

Apoio Institucional ao Agronegócio Brasileiro

Laudemir Müller, representante da ApexBrasil, reafirmou o compromisso da instituição em promover a imagem do agronegócio brasileiro no exterior, posicionando o Brasil como uma referência global no setor.

Durante a audiência, os representantes das tradings também abordaram a eficiência das certificações eletrônicas, como o sistema e-Phyto, que tem contribuído para a agilidade e segurança das transações comerciais internacionais.

A reunião contou com a presença de outros membros importantes do Mapa, como o diretor de Promoção Comercial e Investimentos, Marcel Moreira; o diretor de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade, Augusto Billi; a diretora de Negociações e Análises Comerciais, Ana Lucia Gomes; e Bruno Graça Simões, subchefe da Divisão de Promoção da Agricultura do Ministério das Relações Exteriores.

Fonte: portaldoagronegocio

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