Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Controle de Mariposas: Atrativo Alimentar Inova e Potencializa Produtividade nas Lavouras

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O atrativo alimentar Chamariz®, desenvolvido pela AgBiTech, está gerando impacto significativo nas lavouras brasileiras, especialmente na fronteira agrícola. Esta solução inovadora, voltada para o controle comportamental de mariposas, tem demonstrado alta eficácia na redução da população de lepidópteros, como as espécies Helicoverpa spp, o complexo de Spodopteras e outras, responsáveis por infestação de lagartas nos cultivos de soja, milho e algodão.

“Chamariz® é uma tecnologia disruptiva, capaz de transformar a forma de controle das lagartas, solucionando problemas históricos dos produtores de algodão, soja e milho”, explica Daniel Caixeta, pesquisador da AgBiTech, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia no Brasil. A eficácia do atrativo alimentar está na combinação com um inseticida, que impede que as mariposas fêmeas ponham ovos, evitando o nascimento de novas lagartas.

Estudos realizados na Bahia mostraram que a aplicação de Chamariz® pode capturar mais de 20 mil mariposas por hectare, sendo pelo menos 10 mil fêmeas. “Considerando que cada mariposa fêmea pode colocar até 1.500 ovos, isso representaria a eliminação de até 15 milhões de lagartas por hectare”, detalha Caixeta. Em cultivos de algodão, o uso da tecnologia resultou em uma redução de 87% na incidência de lagartas, com danos 70% menores às estruturas reprodutivas das plantas, em comparação com áreas onde a solução não foi aplicada.

Comparação com Outras Soluções do Mercado

A AgBiTech também comparou o desempenho do Chamariz® com outras alternativas disponíveis no mercado. Em um estudo realizado em Chapadão (MS), o produto superou significativamente a sacarose, capturando 1.131 mariposas em uma área de soja, enquanto a solução à base de açúcar coletou apenas 81. Em comparação com outra tecnologia disponível no mercado, o Chamariz® também obteve desempenho superior, com 1.062 mariposas capturadas, contra 539 do concorrente.

Quando testado em diferentes espécies de lagartas, Chamariz® mostrou-se mais eficiente, eliminando 172 mariposas de Spodoptera frugiperda frente a apenas 8 do outro atrativo. A relação de captura também foi vantajosa para as espécies Spodoptera albula e Spodoptera cosmioides, além das Plusiinae (Rachiplusia nu e Chrysodeixis includens).

“É crucial que o produtor compreenda o enorme potencial dessa ferramenta. Se utilizada corretamente, garantirá a produtividade das lavouras com uma excelente relação custo-benefício”, destaca Caixeta. Atualmente, as armadilhas com Chamariz® estão presentes em todas as regiões onde a AgBiTech opera, especialmente nas áreas com alta pressão de lagartas, como no Oeste da Bahia.

Segundo Pedro Marcellino, diretor de marketing da AgBiTech, Chamariz® é um produto com grande potencial de controle de mariposas, atuando como uma ferramenta complementar aos métodos de manejo já adotados pelos produtores. “Além de ser eficaz contra diversas espécies de mariposas, Chamariz® oferece uma solução de ponta frente aos desafios crescentes das infestações de lagartas nas lavouras brasileiras”, conclui.

chamariz-barreiras-ba-11-2024-b

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.