A safra de mandioca no Rio Grande do Sul apresenta um desenvolvimento positivo, impulsionado pelas condições climáticas favoráveis, conforme informou o Informativo Conjuntural da Emater/RS. As regiões monitoradas têm experimentado um bom progresso no cultivo, com destaque para a região de Santa Rosa, onde a combinação de luminosidade, temperaturas amenas e chuvas recentes contribuiu para a reposição da umidade do solo. Esse cenário favoreceu a brotação das plantas e resultou em um crescimento vegetativo vigoroso.
A colheita das lavouras de mandioca de segundo ano está em andamento, com os produtores realizando o controle das plantas invasoras por meio da capina manual.
Na região de Soledade, o cultivo segue em pleno desenvolvimento, e os problemas relacionados às bacterioses foram estabilizados. A colheita também está avançando nas lavouras de segundo ano, com os preços da mandioca variando conforme a localidade. Em Mato Leitão, por exemplo, a caixa de 22 quilos está sendo comercializada a R$ 25,00, segundo dados da Emater/RS.
Fonte: portaldoagronegocio