A colheita da safra de cevada no Rio Grande do Sul foi concluída, com a área cultivada atingindo 34.398 hectares, conforme o Informativo Conjuntural da Emater/RS. No entanto, a estimativa de produtividade final ficou aquém das projeções iniciais, registrando uma redução de 6,62% em relação ao esperado, com uma produção total de 110.219 toneladas e um rendimento médio de 3.204 kg por hectare.
Apesar da queda na produtividade, a cevada foi a cultura de inverno que apresentou a menor redução entre os grãos cultivados no Estado. As melhores produções ocorreram nas áreas de topografia elevada do Planalto, na região nordeste, onde as condições climáticas mais favoráveis contribuíram para um bom desempenho, conforme apontado pela Emater/RS.
A maior parte da produção, aproximadamente 95%, foi destinada à indústria cervejeira, com os grãos classificados como aptos para malteação. Entretanto, alguns lotes foram desclassificados devido a problemas de calibre insuficiente e baixo poder germinativo, não atendendo aos requisitos técnicos exigidos pela indústria. O preço médio da cevada de primeira classe, destinada à indústria cervejeira, foi de R$ 80,00 por saca de 60 quilos na região de Erechim.
Fonte: portaldoagronegocio