As lavouras de soja no município de Unaí, localizado no noroeste de Minas Gerais, estão apresentando boas condições para o desenvolvimento das culturas, de acordo com o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril).
Na Grande Unaí, as lavouras de sequeiro, que ocupam 200 mil hectares, estão divididas entre as fases de floração (80%) e crescimento vegetativo (20%). Já as lavouras irrigadas por pivô estão entre as fases de floração e enchimento de grãos, em uma área cultivada de 100 mil hectares.
O departamento técnico da Coagril também informou que, apesar do tempo firme nos últimos dias, as chuvas continuam regulares na região, com previsões de precipitações significativas para os próximos dias.
Expectativa de boa produtividade
Com as condições climáticas favoráveis, os produtores estão otimistas quanto à produtividade da safra 2024/25, estimando um rendimento de 3.900 quilos por hectare. Embora haja preocupações com o controle de pragas, como a mosca branca, o percevejo marrom e lagartas, até o momento, essas questões têm sido bem gerenciadas.
Expansão do cultivo de soja em Minas Gerais
De acordo com dados de Safras & Mercado, a área cultivada com soja no estado de Minas Gerais deve alcançar 2,35 milhões de hectares na safra 2024/25, representando um aumento de 4,4% em relação aos 2,25 milhões de hectares cultivados na safra passada. Até o dia 6 de dezembro, 100% da área havia sido semeada, superando a marca de 99% da semana anterior e os 85% registrados no mesmo período de 2023. A média dos últimos cinco anos de plantio é de 95,2%.
A produção estimada para o estado é de 8,979 milhões de toneladas, um crescimento de 7,8% em comparação com as 8,328 milhões de toneladas da safra anterior. O rendimento médio esperado é de 3.840 quilos por hectare, superando os 3.720 quilos por hectare da temporada passada.
Fonte: portaldoagronegocio