Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Como o Consumidor Influencia o Mercado Pecuário: Insights de um Especialista

2025 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Nestor Tipa Júnior

Na tarde de sexta-feira, 6 de dezembro, o Instituto Desenvolve Pecuária organizou um evento na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o apoio do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS (NESPro/UFRGS). A terceira edição do encontro “Perspectivas” reuniu especialistas em pecuária, economia e carnes para discutir os desafios e as tendências da cadeia produtiva de carne bovina para o próximo ano.

O papel central do consumidor no mercado pecuário

A primeira palestra foi proferida por István Wessel, especialista em carnes e membro da quarta geração da Carnes Wessel. Wessel destacou a importância do consumidor no mercado de pecuária, enfatizando que quem realmente determina o rumo do setor são os compradores de carne, como as donas de casa e consumidores em restaurantes. Ele relatou que, na década de 1970, ao desenvolver uma embalagem para seus produtos, decidiu criar pacotes de carne com quatro bifes organizados de maneira a facilitar a visualização do produto. Hoje, a embalagem individualizada reflete uma mudança no comportamento do consumidor. Wessel também mencionou o impacto das redes sociais e aplicativos de comida, citando como a pandemia acelerou o crescimento das vendas via plataformas digitais. “Temos que fazer o preço do produto conforme ele vale na cabeça do consumidor. Não somos nós que fazemos o preço, é o mercado”, concluiu.

A perspectiva econômica e os desafios para o setor

O economista-chefe da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (FARSUL), Antônio da Luz, abordou a atual conjuntura econômica, analisando o impacto do PIB no consumo interno de carne bovina. Ele observou que, historicamente, o aumento no consumo de carne está associado ao crescimento econômico. No entanto, alertou para os riscos de um PIB artificialmente elevado, que pode levar a uma crise fiscal devido ao aumento dos gastos públicos. “Não contem com o governo. Somos nós por nós mesmos”, enfatizou, destacando a necessidade de cautela nas decisões empresariais diante de um cenário econômico instável.

O olhar do setor para o futuro

O professor Júlio Barcellos, do NESPro, também falou sobre a dinâmica do mercado pecuário, destacando que o setor ainda está excessivamente focado no governo, em vez de olhar para as reais necessidades do consumidor. Ele explicou que o preço do boi depende do custo de produção, mas também das circunstâncias do mercado. Barcellos ressaltou que, embora o Brasil seja um dos maiores produtores de carne bovina, o consumo interno é limitado e o mercado externo é crucial para a sustentação da pecuária nacional. O professor apontou que, em relação ao preço da carne, a melhor média dos últimos cinco anos ocorreu em 2022, quando o preço ultrapassou os US$ 6,00 por tonelada.

Ele também alertou sobre a redução de rebanho em algumas regiões do Rio Grande do Sul e a perda de área destinada à pecuária para a soja, especialmente nas regiões de Bagé, Lavras do Sul e Dom Pedrito. A redução de 600 mil hectares nesses locais representa a perda de aproximadamente 1 milhão de cabeças de gado. Barcellos finalizou sua palestra apresentando as projeções de preço para 2025, com uma média esperada de R$ 10,67 por quilo, e enfatizou a importância de temas como mudanças climáticas, gestão de riscos, inteligência artificial e sustentabilidade para o futuro do setor.

Encerramento e perspectivas para o futuro

A presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli, fez um balanço positivo do evento, destacando os desafios enfrentados em 2024, mas também a superação e o amadurecimento do Instituto. Ela mencionou a campanha solidária que beneficiou 700 famílias afetadas pelas intempéries e a entrega de vouchers a policiais militares atingidos por enchentes.

Ao concluir o evento, Antonia expressou sua satisfação com a participação ativa do público e o interesse demonstrado pelos palestrantes. “São pessoas muito especiais, representativas e que realmente mostram e norteiam o cenário da Pecuária Gaúcha”, disse. Ela também anunciou que, para 2025, o Instituto já está planejando o Congresso Internacional de Criadores, que ocorrerá em Porto Alegre, nos dias 18 e 19 de junho, junto com a 20ª Jornada NESPro, com a expectativa de reunir cerca de mil produtores de várias regiões.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.