Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Paraná se destaca como líder na produção de aves e apresenta crescimento na produção agropecuária no 3º trimestre

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá


Foto:
Jonathan Campos

O Paraná se manteve como líder na produção nacional de frangos no terceiro trimestre de 2024, com 547,5 milhões de aves abatidas, representando 33,7% do total nacional. O número foi praticamente estável em relação ao mesmo período de 2023, quando foram abatidas 548,3 milhões de aves, e também em relação ao segundo trimestre deste ano, que registrou 565,5 milhões. No total, o Brasil somou 1,6 bilhão de frangos abatidos entre julho e setembro.

Além de se destacar no setor avícola, o Paraná também registrou crescimento nas produções de carne suína, bovina, leite e ovos. A produção de carne suína no estado atingiu 3,16 milhões de cabeças no terceiro trimestre, um aumento de 27,9 mil animais em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Liderança nacional na produção de carne suína e leite

Os estados da região Sul lideram o mercado nacional de carne suína, com o Paraná ocupando a vice-liderança, com 21,1% do total nacional. Santa Catarina foi o estado com o maior número de abates, com 4,35 milhões de animais. No total, o Brasil abateu 14,95 milhões de suínos entre julho e setembro.

O Paraná também obteve crescimento na produção bovina, com 372.428 cabeças abatidas no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 13,7% em relação ao mesmo período de 2023. Em termos de produção nacional, o Brasil registrou 10,37 milhões de abates de bovinos, impulsionado por aumentos em 25 dos 27 estados.

No setor de leite, o Paraná se consolidou como um dos maiores produtores do Brasil, com 980,2 milhões de litros de leite produzidos entre julho e setembro, um aumento de 11,4% em comparação ao segundo trimestre do ano. A maior parte da produção é destinada à industrialização, com 978,9 milhões de litros processados nas agroindústrias. O estado responde por 15,6% do mercado nacional de leite.

Produção de ovos e desempenho anual

O Paraná também registrou crescimento na produção de ovos, com 117,2 milhões de dúzias produzidas no terceiro trimestre de 2024, aumento de 5,7% em relação ao ano anterior. O estado conta com mais de 22 milhões de galinhas poedeiras, ficando atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais na produção nacional.

No acumulado de 2024, o Paraná produziu 1,66 bilhão de frangos, com o melhor desempenho registrado no segundo trimestre (565,5 milhões de aves) e o mês de julho, que teve mais de 194 milhões de abates. No setor de carne suína, o estado somou 9,5 milhões de unidades no ano, enquanto a produção de leite atingiu 2,7 bilhões de litros. A produção de ovos foi de 343,8 milhões de dúzias e o abate de bovinos ultrapassou 1 milhão de cabeças.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.