Os preços do boi gordo, que apresentaram alta desde o início do semestre, sofreram uma queda nos últimos dias, de acordo com os dados do Cepea. Após atingir o valor recorde de R$ 352,65 na quarta-feira (27), o Indicador CEPEA/B3 perdeu força, encerrando a terça-feira (3) cotado a R$ 336,40, o que representa uma redução de 4,4% em comparação com a semana anterior.
Pesquisadores do Cepea explicam que essa desvalorização no mercado físico foi impulsionada por uma forte e repentina queda nas negociações futuras na B3. Apesar de não haver alterações no mercado atacadista de carne, os frigoríficos, influenciados pelos preços menores no mercado futuro, pressionaram as cotações do boi, resultando em uma redução dos valores no mercado à vista.
Além disso, a queda acentuada nos preços futuros gerou incerteza entre os pecuaristas, que, temerosos com os valores mais baixos, decidiram vender seus lotes no mercado spot. Esse movimento resultou em um aumento da oferta e no alongamento das escalas de abate com preços reduzidos. Contudo, muitos pecuaristas, ainda sem alterações nos fundamentos de mercado, optaram por se afastar das negociações, aguardando uma definição mais clara sobre a direção dos preços.
Fonte: portaldoagronegocio