A média de preços da mandioca, conforme apurado pelo Cepea, teve um avanço de 8,7% em novembro, refletindo a movimentação no mercado, que seguiu em alta pela sexta semana consecutiva. Durante o período entre 25 e 28 de novembro, o preço médio a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 697,39, o que representa um aumento de 0,8% em relação à semana anterior e de 11,2% comparado ao mesmo intervalo de 2023, em termos reais (considerando o IGP-DI de outubro/24).
Esse comportamento é atribuído, em parte, à finalização do plantio da soja em algumas regiões, o que fez com que produtores de mandioca aumentassem sua participação nas negociações, buscando capitalizar-se. No entanto, grande parte dos mandiocultores, insatisfeita com os níveis de produtividade abaixo do esperado, manteve-se afastada das transações, o que resultou em oferta inferior à demanda industrial. Esse descompasso entre oferta e demanda contribuiu para a contínua valorização da raiz.
A média de preços de novembro, que registrou um crescimento de 8,7% em relação ao mês anterior, demonstra a tendência de valorização do produto, refletindo a dinâmica de mercado no período.
Fonte: portaldoagronegocio