A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV/GO) realizarão, nos dias 28 e 29 de novembro, a 2ª Capacitação em Inspeção de Produtos de Origem Animal para o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o 1º Encontro dos Gestores do SIM no Estado de Goiás. O evento ocorrerá na sede do CRMV/GO, em Goiânia, e tem como objetivo fornecer orientações e esclarecer os procedimentos necessários para a implementação do SIM nos municípios goianos, incluindo a habilitação ao Selo Arte, o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA) e o Sistema Unificado de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).
As inscrições para o evento, com participação gratuita, podem ser feitas até o dia 27 de novembro, por meio do site: https://central-eventos.crmvgo.org.br/. O público-alvo principal são gestores e servidores das Prefeituras goianas, com a colaboração da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/GO) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, estará presente na abertura do evento e destacou a importância de capacitações que orientem sobre a implementação e regularização do SIM. “O SIM é uma ferramenta essencial para o fomento da economia municipal, especialmente para agricultores familiares e agroindústrias de pequeno porte. Ele amplia as oportunidades de comercialização dos produtos locais e facilita a formalização das empresas, permitindo o crescimento e a dignidade para os pequenos agricultores”, afirmou.
O presidente do CRMV/GO e diretor de Defesa Agropecuária da Agrodefesa, Rafael Vieira, ressaltou que o evento tem como objetivo aumentar o número de municípios habilitados com o SIM. “Atualmente, apenas 13 dos 246 municípios goianos possuem sistema de inspeção habilitado. Estamos trabalhando para orientar os gestores sobre os procedimentos necessários para a implementação do serviço, incluindo as legislações vigentes e os passos a serem seguidos”, explicou.
Paulo Viana, gerente de Inspeção da Agrodefesa, destacou que o treinamento será uma oportunidade para gestores públicos e servidores esclarecerem dúvidas sobre o SIM. “Durante os dois dias de capacitação, abordaremos temas importantes que explicarão as vantagens da implementação do SIM e como a adoção de boas práticas de fabricação pode garantir produtos de origem animal de melhor qualidade, atendendo aos padrões legais exigidos”, completou.
Sobre o SIM
O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela fiscalização e inspeção das agroindústrias de produtos de origem animal, sejam comestíveis ou não, e que envolvem tanto a produção quanto o acondicionamento e o transporte desses produtos dentro dos municípios. O SIM adota normas e procedimentos para garantir o controle adequado do ambiente, dos processos e dos produtos, assegurando a qualidade e segurança alimentar de acordo com a legislação vigente.
Fonte: portaldoagronegocio