Mais de 100 cafeicultores participaram do Circuito Agro BB, uma série de palestras realizadas ao longo deste mês nas cidades de Durandé, Martins Soares, Manhumirim e Viçosa, na região das Matas de Minas. O objetivo dos encontros foi otimizar recursos e reduzir custos por meio de uma gestão eficiente.
O agrônomo e consultor master do Sistema Faemg Senar, Henrique Santos, destacou que o sucesso na cafeicultura exige “profissionalismo nos tratos, pontualidade nas ações, conhecimento e estratégias de comercialização” para enfrentar os desafios atuais do setor.
Organizado pelo Sistema Faemg Senar e Banco do Brasil, o evento abordou temas como os obstáculos da produção e comercialização do café, além de fornecer informações sobre acesso ao crédito rural. A palestra técnica contou com a presença de especialistas como Michel Silva, técnico de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, que também compartilhou conhecimentos relevantes para os produtores. Além disso, especialistas do Banco do Brasil esclareceram dúvidas sobre o crédito rural e o Plano Safra.
Fortalecendo a gestão e a produtividade no campo
Em Viçosa, a estudante Juliana Souza, do curso Técnico em Agronegócio do Senar, destacou a importância do evento para a ampliação de seus conhecimentos sobre a cafeicultura, ressaltando o valor do contato com profissionais e outros produtores rurais. Para ela, as informações sobre questões técnicas e financeiras são essenciais para promover melhorias na gestão e produtividade do setor, além de propor soluções tecnológicas sustentáveis para o campo.
Vilma Matias, tutora do curso, também enfatizou a relevância dos encontros, observando que eventos como o Circuito Agro BB complementam a formação dos estudantes e os conectam com as práticas do agronegócio.
Marcos Reis, gerente do Sistema Faemg Senar em Viçosa, ressaltou a importância do evento no momento atual, oferecendo orientações cruciais para os produtores. “Tratamos de como os cafeicultores podem se planejar melhor para o próximo ano, com mais informações sobre o mercado. Sabemos que o crédito é fundamental para alavancar a atividade e melhorar a qualidade do café”, afirmou.
Por fim, Rudson Curcio, vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhumirim e agente de desenvolvimento rural (ADR), destacou que o evento reforça o compromisso da entidade em possibilitar o acesso dos produtores rurais a informações estratégicas e práticas eficientes, contribuindo para o fortalecimento do setor.
Fonte: portaldoagronegocio