Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Parceria InEdita Bio e Shull Seeds: Desenvolvendo Milho Sustentável e Eficiente no Uso de Fertilizantes

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A InEdita Bio, empresa especializada em biotecnologia e edição genômica, e a Shull Seeds, companhia brasileira focada em sementes de milho e sorgo, anunciaram uma parceria de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com o objetivo de criar híbridos de milho mais eficientes na absorção de nutrientes. A proposta visa oferecer cultivares mais produtivos e sustentáveis. A colaboração utilizará a tecnologia Trait by Design™ da InEdita, e os primeiros híbridos com essa inovação devem chegar ao mercado em um período de 3 a 4 anos.

O principal diferencial dessa parceria está no desenvolvimento de um trait (característica genética) que permitirá aos híbridos de milho aumentar sua associação com bactérias fixadoras de nitrogênio, como as do gênero Rhizobium, que são amplamente usadas na cultura da soja. A expectativa é que, com esse trait, as lavouras de milho precisem de uma menor quantidade de fertilizantes nitrogenados, reduzindo, assim, os custos para os agricultores. Além disso, a tecnologia promete aumentar a produtividade das lavouras e reduzir os impactos ambientais relacionados ao uso de fertilizantes.

A InEdita Bio, fundada em 2021, se destaca no setor de biotecnologia ao desenvolver soluções baseadas em bioinformática, edição genômica, inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e outras tecnologias para criar traits agrícolas. Essas inovações buscam tornar as plantas mais adaptadas a restrições climáticas, mais eficientes no uso de nutrientes e água, além de mais resistentes a pragas e doenças. Segundo Paulo Arruda, PhD e CEO da InEdita Bio, “A colaboração com a Shull vai acelerar o desenvolvimento de traits biotecnológicos para o milho, posicionando a empresa na vanguarda das inovações genéticas no Brasil. Nossas soluções têm o potencial de transformar a forma como produzimos alimentos.”

A Shull Seeds, fundada em 2016, é uma empresa 100% brasileira comprometida em fornecer aos agricultores soluções tecnológicas que resultem em híbridos mais produtivos, resilientes a variações climáticas e estáveis tanto em milho quanto em sorgo. Para isso, a empresa mantém um centro de pesquisa com um banco de germoplasma diversificado, reunindo genéticas temperadas e tropicais do Brasil e de outros países. Paulo Pinheiro, CEO da Shull, destaca que “A principal necessidade dos agricultores hoje é produzir mais com menos custo, e essa parceria com a InEdita é fundamental para reduzir a dependência dos fertilizantes nitrogenados, o que é estratégico tanto do ponto de vista financeiro quanto devido aos desafios geopolíticos globais.”

Ambas as empresas compartilham a visão de colocar o Brasil como líder em inovações tecnológicas no setor agrícola, criando soluções que atendam às necessidades dos produtores locais, ao mesmo tempo em que ampliam suas possibilidades de licenciamento para empresas globais, gerando um ciclo virtuoso de riqueza e desenvolvimento para o setor.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.