Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Plantio do milho avança lentamente no Rio Grande do Sul, destaca Emater

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Plantio do milho avança lentamente no Rio Grande do Sul, destaca Emater

Até esta quinta-feira (03), os produtores do Rio Grande do Sul já haviam semeado 76% dos 831.786 hectares estimados para a safra de milho verão 2022/23. Este patamar é inferior aos 77% registrados no mesmo período da temporada passada, mas superior aos 72% da média das últimas cinco safras.      

Neste momento, 93% das lavouras semeadas estão em fases de germinação ou descanso vegetativo e 7% já avançaram para a fase de floração.     

“A semeadura apresentou evolução lenta. As lavouras já estabelecidas apresentam ótimo desenvolvimento e iniciaram o processo reprodutivo. As temperaturas mais elevadas durante o dia e as noites amenas favorecem o acúmulo de fotoassimilados, possibilitando um incremento de matéria seca nas plantas. Nas lavouras com semeadura mais tardia, os produtores realizaram adubações nitrogenadas em cobertura e controle de plantas invasoras. A operação já está encerrada nas lavouras mais antigas, que apresentam maior porte e que já iniciam o processo de floração”, relata a Emater/RS em seu mais recente Informativo Conjuntural.

A expectativa da Emater é atingir produtividade média de 7.337 quilos por hectare, o equivalente a 122,28 sacas por hectare. 

Do lado do mercado, o valor médio da saca de milho caiu 0,47% ao longo desta última semana, passando de R$ 84,60 para R$ 84,20.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.