Dois ácaros potencialmente danosos à cultura do café têm sido controlados com efetividade safra após safra, em áreas comerciais e experimentos a campo conduzidos pela equipe da Sipcam Nichino Brasil. O ácaro da mancha-anular e o ácaro-vermelho são alvos centrais do acaricida Fujimite® 50 SC na cafeicultura. Essa solução agroquímica, conforme a empresa, atua nas fases ovo, jovem e adulto dos ácaros, que se não controlados causam desfolha, queda prematura de frutos e da produtividade do cafeeiro.
“Além da eficácia de controle do ácaro da mancha-anular e do ácaro-vermelho, Fujimite® 50 SC apresenta encaixe adequado na prática do MIP ou manejo integrado de pragas. Age por contato e ingestão, é seletivo ao cafeeiro e preserva inimigos naturais desses ácaros, entre outros insetos benéficos à lavoura, resume Vitor Cabral Araújo, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino.
Segundo ele, a incidência mais representativa do ácaro causador da mancha-anular se dá no final do período seco, entre agosto e setembro. Já o ácaro vermelho, acrescenta Cabral, ataca às folhas do café, sobretudo ponteiros da planta, durante o inverno e os períodos de ‘veranico’.
Conforme Cabral, a recomendação da companhia ao cafeicultor é a de iniciar aplicações de Fujimite® 50 SC tão logo identificada a presença do ácaro da mancha-anular e do ácaro-vermelho, “nos primeiros sintomas de ataque”.
Ainda de acordo com o agrônomo, o produto da companhia também se mostra “plenamente adequado” à prática do manejo de resistência de ácaros a acaricidas empregados na cafeicultura.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.
Fonte: portaldoagronegocio