Foto:
Wenderson Araujo
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) realizará, entre os dias 19 e 22 de novembro, uma oficina técnica voltada à cultura de citros e o 28º Curso de Habilitação de Responsáveis Técnicos para a Emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC). As atividades ocorrerão das 8h às 18h, na sede da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), em Goiânia. O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Cooperativa de Produtores Rurais (Coopercitrus), do fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e da própria Emater.
O objetivo principal dos encontros é promover maior conhecimento sobre o cultivo de citros, abordando temas como implantação de pomares, nutrição das plantas e os principais problemas fitossanitários que afetam a cultura. Além disso, a ação busca qualificar engenheiros agrônomos para a emissão de certificados necessários ao controle de pragas quarentenárias nas culturas da banana e citros.
De acordo com Daniela Rézio, gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, a capacitação é fundamental para garantir a qualidade técnica na emissão dos certificados, que possibilitam o comércio e o trânsito seguro de vegetais, assegurando que a produção esteja livre de pragas. “Os Certificados CFO e CFOC são essenciais para a rastreabilidade da produção, contribuindo diretamente para o controle fitossanitário e a prevenção de pragas”, explicou.
Os Certificados Fitossanitários de Origem (CFO) e de Origem Consolidado (CFOC) são documentos obrigatórios para atestar a sanidade de vegetais, como frutas e mudas, que precisam ser certificados desde a origem dentro de um mesmo Estado. Esses certificados também são exigidos para a emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais, conforme a Instrução Normativa n° 33, de 24 de agosto de 2016, do Mapa.
Para realizar as inscrições, os interessados devem acessar o link: https://goias.gov.br/agrodefesa/programas-da-sanidade-vegetal/ e clicar na opção “Solicitar o curso de Certificação Fitossanitária”.
Fonte: portaldoagronegocio