De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), as paridades de exportação do algodão no estado de Mato Grosso apresentaram uma queda semanal. Os contratos com vencimento em dezembro de 2024 e julho de 2025 registraram recuos de 1,21% e 0,25%, respectivamente, com preços médios de R$ 130,47 e R$ 143,73 por arroba.
A diminuição nas paridades é reflexo da desvalorização dos contratos futuros de algodão na Bolsa de Nova York, que caíram 2,34% para o vencimento de dezembro de 2024 e 1,47% para julho de 2025, devido ao cenário econômico desafiador nos Estados Unidos. No entanto, a desvalorização foi parcialmente mitigada pela valorização do dólar futuro, o que ajudou a manter as cotações relativamente equilibradas no mercado mato-grossense.
A semana se apresenta como crucial para o mercado de algodão, com eventos que podem ter grande impacto nas paridades. Entre os fatores de influência estão as eleições nos Estados Unidos, a reunião do Banco Central americano e a atualização das estimativas de oferta e demanda mundial de algodão para a safra 2024/2025, divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Fonte: portaldoagronegocio