O contrato futuro do Ibovespa, com vencimento próximo, indicava uma abertura negativa da bolsa paulista nesta quarta-feira (6), em resposta à vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos estados unidos. Às 9h40, o contrato com expiração em 18 de dezembro registrava queda de 1,27%, cotado a 130.220 pontos.
Apesar da diminuição de incertezas após o desfecho eleitoral na maior economia do mundo, a expectativa de que as políticas de Trump possam gerar inflação nos EUA pressionou os rendimentos dos títulos do Tesouro americano, movimento que tende a impactar negativamente os ativos de mercados emergentes.
Oliver Blackbourn, gestor da Janus Henderson, comentou que o aumento nos rendimentos dos Treasuries reflete a evolução das expectativas de taxas de juros e o potencial inflacionário das políticas defendidas por Trump. Em comunicado por e-mail, Blackbourn observou ainda que a alta nos futuros do índice S&P 500, que subia 2,15%, não surpreende, uma vez que os republicanos devem manter e ampliar cortes de impostos.
O título de 10 anos do Tesouro dos EUA avançava para um rendimento de 4,4551%. Enquanto isso, investidores no Brasil acompanham resultados corporativos divulgados na véspera e aguardam a decisão de política monetária do Banco Central, prevista para após o fechamento do mercado.
Fonte: portaldoagronegocio