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Agronegócio

Fortalecimento das Relações Comerciais entre ApexBrasil, MRE e MDIC com o Japão e Países do Leste Asiático

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A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), iniciou nesta semana uma ão no continente asiático com o objetivo de expandir as relações comerciais do Brasil com os países da Ásia. A agenda da missão teve início em Bangkok, na última semana, e desde segunda-feira (4) segue em óquio, Japão, onde está sendo promovido um encontro de Secoms (Setores de Promoção Comercial e Investimentos), Sectecs (Setores de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Adidos Agrícolas.

Segundo o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o principal propósito da missão é aumentar o fluxo comercial com toda a Ásia, que possui mais de um terço da mundial e um PIB conjunto de 30 trilhões de dólares. “O Brasil tem um enorme potencial de crescimento neste continente”, destacou Viana.

O Leste Asiático representa cerca de um terço das exportações brasileiras e é responsável por uma parte significativa do superávit comercial do país. No entanto, Viana reconhece o desafio de diversificar as exportações brasileiras, que ainda estão muito concentradas em algumas commodities. “A região é extremamente importante para o Brasil, e este encontro visa exatamente a diversificação das nossas exportações”, afirmou.

O presidente também destacou as consequências das crises internas do Brasil nos últimos anos, que afetaram a relação comercial com o Japão. “O comércio com o Japão já atingiu quase 18 bilhões de dólares, mas hoje está em cerca de 11 bilhões, uma queda considerável. Queremos retomar esses acordos, pois o Japão continua sendo uma prioridade estratégica para o Brasil”, afirmou Viana, lembrando também os laços de amizade entre os dois países.

A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza, ressaltou a importância da Ásia como destino de investimentos qualificados, que buscam estabelecer relações duradouras com o Brasil.

Expansão Comercial e Relações com a China

Em sua fala, Jorge Viana também lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil, com um crescimento acelerado no comércio bilateral nos últimos 20 anos. O comércio entre os dois países saltou de 6,6 bilhões de dólares, em 2003, para 157,5 bilhões de dólares, em 2023, com as exportações brasileiras para a China alcançando 104,3 bilhões de dólares.

O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, enfatizou a relevância do Brasil como fornecedor de produtos agrícolas para o gigante asiático. “O Brasil é o primeiro fornecedor de produtos agrícolas para a China, representando um quarto de todas as compras agrícolas do país”, destacou.

Viana também observou que outros países asiáticos demonstram interesse pelos produtos brasileiros, abrangendo desde o agronegócio até os setores de serviços e indústria. Ele acredita que a parceria entre a ApexBrasil, o MRE e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) contribuirá para impulsionar o crescimento do brasileiro na região.

Lançamento do Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão

Durante o encontro em Tóquio, a ApexBrasil lançou o Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão, elaborado em colaboração com a Japan External Trade Organization (JETRO) e a Embaixada do Brasil em Tóquio. O estudo apresenta uma análise detalhada do comércio e dos investimentos entre os dois países, além de identificar 300 oportunidades comerciais, com um valor potencial de US$ 63,1 bilhões em exportações.

Em 2023, o Japão foi o 9º principal parceiro comercial do Brasil, com uma corrente de comércio bilateral de US$ 11,7 bilhões. No entanto, a maioria das exportações brasileiras para o Japão ainda é composta por commodities ou bens semimanufaturados, o que reforça a necessidade de diversificação das exportações, conforme destacou Igor Celeste, gerente de da ApexBrasil.

Preparativos para a Expo Osaka 2025

A missão também visa preparar o Brasil para a Expo Osaka 2025, um evento de grande importância para a promoção de produtos e imagem do país. A Expo, que ocorrerá de 13 de abril a 13 de outubro de 2025, tem como tema “Projetando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”. Durante a visita a Tóquio, Jorge Viana receberá as chaves do Pavilhão do Brasil, que foi construído com recursos brasileiros pelo governo japonês. A customização do pavilhão será feita pela renomada cenógrafa Bia Lessa, convidada pela ApexBrasil para conceituar a estrutura.

Este preparatório visa promover a presença do Brasil durante os seis meses de exposição na Expo Osaka, que será uma vitrine para os produtos brasileiros e uma oportunidade para fortalecer a conexão entre os dois países.

Fonte: portaldoagronegocio

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