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Agronegócio

Brasil fortalece laços comerciais com Ásia e Oceania: declarações de Jorge Viana em Bangkok

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A (ApexBrasil), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), realizou em Bangkok, de 30 de outubro a 1º de novembro, um encontro estratégico com setores de promoção comercial e investimentos (Secoms), setores de ciência, e inovação (Sectecs), e adidos agrícolas da ASEAN e Oceania. O objetivo foi definir novas estratégias para expandir e consolidar as relações econômicas do Brasil com esses mercados, que apresentam mais de 2.700 oportunidades mapeadas para exportações brasileiras.

“O Brasil quer estar presente em toda a Ásia e também na Oceania,” declarou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, enfatizando a importância do estreitamento de laços com a região, atualmente um dos principais polos comerciais globais. Em 2023, a ASEAN — bloco formado por países como Brunei, Camboja, Singapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia e Vietnã — foi o terceiro maior destino de exportações brasileiras, superando o Mercosul. Apenas cinco economias da ASEAN (Singapura, Malásia, Tailândia, Indonésia e Vietnã) já superam o volume de exportação brasileira para países do G7 como Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália.

O evento também contou com a presença de representantes de setores produtivos, como Edinilson do Nascimento, da Couro no Vietnã, que destacou a relevância da presença brasileira na Ásia. Marcelo Duarte, diretor da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (ABRAPA), também esteve presente e reforçou a importância de embaixadas e Secoms para facilitar o diálogo com consumidores asiáticos. Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), ressaltou que “não deveria existir fronteiras para alimentos”, pedindo o apoio diplomático para a expansão do setor.

Expansão e Diversificação das Exportações Brasileiras

Segundo Jorge Viana, o Brasil está trabalhando para ampliar a presença da ApexBrasil na Ásia, com planos de estabelecer uma “Casa Brasil” em Xangai e abrir um escritório em Singapura, reconhecido como logístico estratégico global. Em estudo realizado pela ApexBrasil, foram identificadas oportunidades em setores como combustíveis, alimentos e produtos manufaturados na ASEAN, além de máquinas, equipamentos e moda na Oceania.

A iniciativa em Bangkok serviu ainda como preparação para a participação do Brasil na exposição universal de Osaka, no Japão, em 2025. No evento, o Brasil promoverá seus produtos e imagem nacional ao longo de seis meses, em um projeto executado integralmente pela ApexBrasil.

Próxima Parada: Japão

Dando continuidade aos esforços na Ásia, uma nova rodada de encontros ocorrerá em Tóquio, de 4 a 6 de novembro, com foco no Leste Asiático. Na ocasião, será lançado o “Mapa Bilateral de Comércio e Investimentos Brasil-Japão”, uma colaboração entre a ApexBrasil, a Japan External Trade Organization (JETRO) e a Embaixada do Brasil em Tóquio. Jorge Viana destacou a importância de diversificar as exportações brasileiras para o Leste Asiático, que responde por cerca de um terço das exportações do país e contribui significativamente para o superávit comercial brasileiro.

: portaldoagronegocio

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