Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Nova estratégia traz arroz rico em ferro

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Nova estratégia traz arroz rico em ferro

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências geraram plantas transgênicas que superexpressam um grupo de proteínas que induzem uma resposta positiva à deficiência de ferro na planta, aumentando seus níveis e mantendo a fertilidade normal.

A deficiência de ferro (Fe) tornou-se um dos fatores que limitam a qualidade e a produtividade das plantas em todo o mundo. Recentemente foi relatado que IMA (IRONMAN), uma família de pequenos peptídeos, desempenha um papel positivo na resposta à deficiência de ferro na planta modelo Arabidopsis e arroz ( Oryza sativa ). Dois genes OsIMA foram identificados em arroz. No entanto, ainda não ficou claro como OsIMA1 e OsIMA2 ativam a resposta à deficiência de ferro no arroz.

Em um estudo publicado no Journal of Experimental Botany , pesquisadores do Xishuangbanna Tropical Botanical Garden (XTBG) da Academia Chinesa de Ciências mostraram que o IMA regula positivamente a homeostase do ferro interagindo com OsHRZs (Haemerythrin Motif-Containing Really Interesting New Gene and Zinc-Finger Proteins), e que um peptídeo IMA artificial derivado de OsPRI1 é útil para o bioenriquecimento de ferro em arroz.

Para verificar se OsIMA1 e OsIMA2 interagem com OsHRZ1 e OsHRZ2, os pesquisadores realizaram ensaios de hibridização em leveduras. Eles descobriram que os OsIMAs interagem fisicamente com OsHRZs em células vegetais e que as regiões C-terminais de OsIMAs contribuem para interações com OsHRZs, sendo necessário o último aminoácido A.

Para investigar ainda mais como os OsIMAs regulam a resposta à deficiência de ferro, os pesquisadores geraram plantas transgênicas com superexpressão de OsIMA1 (OsIMAox), nas quais o gene OsIMA1 foi impulsionado pelo promotor de ubiquitina do milho. Eles descobriram que as plantas OsIMA1ox imitam as plantas mutantes hrz1-2 e que OsHRZ1 e OsHRZ2 promovem a degradação de OsIMAs. A região C-terminal de OsPRIs é necessária para interações com OsHRZ1 e OsHRZ2.

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.