De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (24) pela Emater/RS, a colheita da aveia branca no Rio Grande do Sul avançou, alcançando 35% das áreas cultivadas. O progresso foi mais significativo na Metade Oeste, onde o plantio ocorreu mais cedo. No entanto, a produtividade tem apresentado variações consideráveis, com algumas lavouras apresentando rendimentos abaixo do esperado. Atualmente, 31% das áreas cultivadas estão maduras, 23% encontram-se em fase de enchimento de grãos, e 1% ainda está em floração.
A Emater/RS-Ascar estima que a área total dedicada à produção de grãos de aveia branca é de 365.590 hectares, com uma produtividade média prevista de 2.402 kg por hectare. Em Erechim, 32% das áreas foram colhidas, com um rendimento médio de 2.400 kg por hectare. Nas lavouras remanescentes, que estão em fase de enchimento e maturação, o impacto no potencial de produção é significativo, especialmente nas áreas semeadas mais cedo.
Em Frederico Westphalen, 60% das lavouras foram colhidas, com 20% em fase de enchimento de grãos e 20% em maturação. A expectativa de produtividade foi revisada para baixo, de 2.400 kg por hectare para 2.100 kg por hectare, em razão do avanço da colheita.
Na região de Ijuí, a colheita já abrange 30% das áreas, mas a qualidade dos grãos tem sido um desafio, levando muitos produtores a optar por armazenar a produção em suas propriedades. Isso ocorre porque as unidades recebedoras priorizam grãos de maior qualidade, aceitando apenas pequenas imperfeições para o consumo humano. Em Passo Fundo, 20% da área já foi colhida, dentro dos parâmetros projetados, enquanto 80% ainda se encontra em fase de enchimento de grãos, sem problemas fitossanitários significativos.
Na região de Santa Rosa, a maior parte das lavouras destinadas à produção de grãos foi colhida, apresentando boa produtividade. No entanto, o baixo pH dos grãos compromete a comercialização para cerealistas, resultando em grande parte da produção sendo destinada ao consumo direto ou à alimentação animal nas propriedades. A última etapa da colheita apresentou uma maior incidência de grãos avariados por fungos, o que pode impactar o uso para forragem.
Em relação aos preços, o valor médio praticado para a saca de 60 kg de aveia branca destinada à indústria variou entre R$ 60,00 nas regiões de Ijuí e Erechim e R$ 78,00 em Passo Fundo, conforme o relatório da Emater/RS-Ascar.
Fonte: portaldoagronegocio