A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou, na quinta-feira (24), os resultados dos levantamentos sobre os custos de produção de cana-de-açúcar referentes a 2024, no 1º Encontro entre Lideranças e Produtores de Cana, promovido pela Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana). O evento ocorreu na sede da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC), em Catanduva, São Paulo.
Eduarda Lee, assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, apresentou os painéis do projeto Campo Futuro de 2024, enfatizando os principais desafios e indicadores dos custos de produção. Entre os pontos destacados, mencionou-se a redução da produtividade causada pela seca no Centro-Sul, dificuldades na disponibilidade e regularização da mão de obra e o avanço do plantio mecanizado em algumas áreas.
Nelson Perez Júnior, presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, participou de um painel onde ressaltou a importância do diálogo entre as entidades do setor e destacou as iniciativas da CNA em prol dos produtores de cana-de-açúcar. Além disso, temas como meio ambiente, estratégias para aumento da produtividade, a Lei de Proteção de Cultivares e a representatividade dos produtores em nível nacional também foram amplamente discutidos.
O encontro contou com a participação de diversas lideranças e especialistas do setor, incluindo o deputado federal Ricardo Salles, o presidente da Feplana, Paulo Leal, e o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura, Pedro Campos Neto.
Fonte: portaldoagronegocio