O poder de compra dos suinocultores paulistas, que havia avançado por oito meses consecutivos, apresentou queda em outubro, de acordo com levantamentos realizados pelo Cepea. O Centro de Pesquisas atribui essa alteração a recentes e significativas valorizações do milho no mercado interno.
Até o dia 22 deste mês, o preço do suíno vivo na região SP-5 — que abrange Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba — estava cotado a uma média de R$ 8,97/kg, o que representa um modesto aumento de 0,3% em comparação a setembro. Essa leve elevação sugere um equilíbrio entre a oferta e a demanda.
No que diz respeito ao mercado de milho, a Equipe grãos do Cepea explica que, mesmo com o avanço da semeadura da safra de verão e previsões de chuvas nas principais regiões produtoras, os preços continuam em alta. Essa valorização é impulsionada pela retração dos vendedores e pela necessidade de alguns compradores de reabastecer os estoques. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa (Campinas – SP) apontou uma média de R$ 67,40 por saca de 60 kg na parcial de outubro, registrando uma expressiva alta de 7,7% em relação a setembro.
Fonte: portaldoagronegocio