A colheita de amendoim, beterraba e girassol continua a progredir nos Estados Unidos, embora com variações no ritmo entre as culturas. Segundo o Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (22) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), o andamento das colheitas revela tanto avanços quanto desafios.
No caso do amendoim, até o dia 20 de outubro, 44% da área plantada havia sido colhida, o que representa um atraso de sete pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2023 e 10 pontos abaixo da média dos últimos cinco anos. Apesar desse ritmo mais lento, a colheita registrou um avanço de 11 pontos percentuais ou mais em todos os oito estados analisados. Quanto à qualidade, 51% da área de amendoim foi classificada entre boas e excelentes condições, uma leve queda de dois pontos em relação à semana anterior, mas ainda três pontos acima do registrado no ano passado.
Em relação à beterraba, o boletim destaca que 71% da área plantada foi colhida até 20 de outubro, superando em cinco pontos o ritmo do mesmo período do ano anterior e em oito pontos a média dos últimos cinco anos. Destaque para os estados de Minnesota e Dakota do Norte, onde a colheita avançou 40 e 43 pontos percentuais, respectivamente.
Já a colheita de girassol atingiu 30% da área plantada, um crescimento de sete pontos percentuais em comparação a 2023 e três pontos à frente da média de cinco anos. O estado do Colorado apresentou o maior avanço, com um aumento de 28 pontos percentuais no ritmo de colheita durante a última semana.
Fonte: portaldoagronegocio