O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom/BC) enfatizou e reiterou que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado. O alerta faz parte da ata da reunião Comitê do encontro realizado entre 25 e 26 de setembro.
“O Copom optou pela manutenção da taxa de juros, reforçando a necessidade de avaliação, ao longo do tempo, dos impactos acumulados a serem observados do intenso e tempestivo ciclo de política monetária já empreendido”, informou o documento.
Assim, o Comitê avaliou que, diante dos dados divulgados, projeções, expectativas de inflação, balanço de riscos e defasagens dos efeitos da política monetária já em território significativamente contracionista, era apropriado manter a taxa de juros no patamar de 13,75% a.a. O Comitê reforçou que é necessário manter a vigilância, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação.
“O Comitê reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. O Comitê enfatiza que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado”, completou a ata. As informações são da Agência CMA.
Fonte: portaldoagronegocio