Entre os dias 21 e 26 de outubro, a Indústrias Colombo, multinacional brasileira especializada em soluções para colheita mecanizada de grãos, vagens e sementes (MIAC), além de peças e componentes agrícolas (AEMCO), realizará o Colombo Peanut Tour 2024 no estado da Geórgia, Estados Unidos. O evento reunirá 14 participantes, entre pesquisadores, empresários e representantes de cooperativas e entidades que integram a cadeia produtiva do amendoim no Brasil.
O principal objetivo da iniciativa é promover o intercâmbio de conhecimento e inovação entre Brasil e Estados Unidos, visando o fortalecimento da cultura do amendoim no país. “Temos o compromisso de fomentar o desenvolvimento das culturas em que atuamos no agronegócio. O Brasil possui um enorme potencial para se tornar um líder global na produção e consumo de amendoim. Investir nessa cadeia produtiva traz benefícios como a diversificação das exportações agrícolas, geração de riqueza e melhoria na alimentação da nossa população”, afirma Leonildo Colombo Neto, diretor de Operações da Indústrias Colombo.
Imersão nas tecnologias norte-americanas
Durante o Colombo Peanut Tour, a delegação brasileira terá a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias e práticas agrícolas mais recentes empregadas nos Estados Unidos, um dos maiores produtores de amendoim do mundo. “Esperamos uma experiência imersiva sobre o manejo aplicado à cultura do amendoim nos EUA. Visitaremos fazendas produtoras e acompanharemos desde o processo de colheita até o uso de tecnologias que aumentam a eficiência da produção. Além disso, veremos de perto o processamento do campo até a industrialização, além das pesquisas voltadas para o aumento da produtividade e qualidade do cultivo”, destaca Cristiano Zanguetin Fantin, diretor de Unidade de Negócios da Jazam Peanuts e integrante da comitiva brasileira.
A programação do evento inclui visitas a instituições renomadas como a Universidade da Geórgia (UGA), em Tifton, o Parque de Pesquisa de Irrigação Stripling da Faculdade de Ciências Agrícolas e Ambientais da UGA, em Camila, e o Laboratório Nacional de Pesquisa de Amendoim, em Dawson. Além disso, o grupo acompanhará a safra 2024 em fazendas produtoras de amendoim e visitará a filial da Indústrias Colombo nos Estados Unidos, localizada em Adel, na Geórgia.
O Colombo Peanut Tour reflete o compromisso da Indústrias Colombo com o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, reforçando seu papel de protagonista na busca por inovações que elevem a competitividade do amendoim no cenário internacional.
Fonte: portaldoagronegocio