Sophia @princesinhamt
Política

Lula tenta amenizar resultado eleitoral desfavorável ao PT: análise e impactos.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O presidente tentou minimizar a (PT) no primeiro turno das eleições municipais. A sigla não elegeu prefeitos em nenhuma capital do país. As declarações do petista foram dadas nesta sexta-feira, 11, em entrevista à Rádio CBN de Fortaleza.

“Chega o momento que você perde, em que as pessoas mais importantes estão fazendo outras coisas”, disse Lula sobre o desempenho do PT. “Toda vez que termina uma eleição, aparecem os vencedores, os heróis, aqueles que acham que o mundo, a partir dali, mudou. A eleição de prefeito, na verdade, não tem muita incidência em uma eleição presidencial.”

O chefe do Executivo Federal falou que as eleições municipais “não têm” tanta “importância” para a disputa presidencial uma vez que “nem todo prefeito em seu segundo ano de mandato está bem”. 

“Claro que é muito importante fazer prefeito, porque é quem dá o primeiro passo no atendimento das políticas úblicas da sociedade brasileira”, destacou o petista. “Se perder uma eleição, mas tiver uma boa participação, não tem nenhum problema. É se preparar para a próxima eleição.”

Lula também disse que ocorreu “o maior porcentual de prefeitos reeleitos”, pois estamos “vivendo um momento histórico em que o fundo de participação dos municípios aumentou muito em 2023, e em 2024 em relação ao ano anterior”.

“O número de prefeitos reeleitos é porque estão com recursos para fazer as coisas, se não, não seriam reeleitos”, afirmou. 

Lula foi a Fortaleza (CE) para tentar salvar a disputa pelo segundo turno. A cidade é a principal capital do em que o PT de Lula concorre ao segundo turno, em 27 de outubro. Estão na disputa o candidato da sigla, Evandro Leitão, e André Fernandes (PL). 

O petista conseguiu 480.174 votos álidos, o equivalente a 34,33% do eleitorado. O nome do PL em Fortaleza ficou à frente do petista. André Fernandes recebeu o apoio de 562.305 eleitores, correspondendo a 40,20% dos votos na capital cearense. 

André Fernandes (à esquerda) e Evandro Leitão (direita), candidatos à Prefeitura de Fortaleza; o segundo turno das eleições irá acontecer no dia 27 de outubro | Foto: Reprodução/Redes sociais
André Fernandes (À Esquerda) E Evandro Leitão (Direita), Candidatos À Prefeitura De Fortaleza; O Segundo Turno Das Eleições Irá Acontecer No Dia 27 De Outubro | Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Estou confiante que o Evandro vai ser o prefeito de Fortaleza, porque ele tem o apoio da maior liderança do Estado, que é o ministro Camilo, o rei do voto do Ceará”, afirmou Lula. “Também tem apoio do governador do Ceará, Elmano de Freitas.”

O petista afirmou que Evandro Leitão “vai ser o futuro prefeito de Fortaleza e para dar continuidade ao governo exitoso do Camilo Santana e agora do Elmano de Freitas”.

No Nordeste, além de Fortaleza, só capital tem segundo turno com um candidato petista. Em Natal, Natália Bonavides (PT) enfrenta Paulinho Freire (União Brasil) — mas o cenário não é tão favorável para a candidata, que só teve 28,45% de votos válidos nas urnas, contra 44,08% do opositor.

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.