Sophia @princesinhamt
Agronegócio

IBGE: Vendas no varejo têm queda de 0,3% em agosto: entenda os impactos

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Em agosto de 2024, o volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 0,3% em relação a julho, considerando a série com ajuste sazonal. Esse resultado interrompe o crescimento de 0,6% observado no mês anterior. A média móvel trimestral, que suaviza as variações mensais, recuou 0,2% no trimestre encerrado em agosto.

Quando comparado ao mesmo período de 2023, sem o ajuste sazonal, o comércio varejista registrou uma alta de 5,1%, marcando a 15ª taxa consecutiva de crescimento interanual. No acumulado do ano, o setor apresentou elevação de 5,1%, enquanto o crescimento nos últimos 12 meses ficou em 4,0%.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e o atacado de produtos alimentícios, bebidas e , também registrou retração de 0,8% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral para este segmento variou negativamente em 0,1%. No entanto, sem o ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,1% em relação a agosto de 2023, acumulando alta de 4,5% no ano e de 3,7% nos últimos 12 meses.

Entre as atividades do setor, o segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo destacou-se, com crescimento de 6,1% em agosto na anual, acumulando quatro meses seguidos de alta interanual. Esse desempenho positivo foi responsável por contribuir com 3,4 pontos percentuais ao crescimento total de 5,1% registrado pelo varejo em agosto de 2024. O acumulado no ano para essa atividade foi de 5,7%, levemente superior ao percentual de 5,6% registrado até julho. Nos últimos 12 meses, o segmento manteve crescimento de 5,4% até agosto, o mesmo patamar observado no mês anterior.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.