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Agronegócio

Governo amplia para 35% o percentual de etanol na gasolina: o que muda para os consumidores?

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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou ontem a Lei nº 528/2020, conhecida como “Lei do Combustível do Futuro”, aprovada previamente pelo Congresso. A medida busca promover a descarbonização e incentivar o uso de combustíveis mais limpos e sustentáveis. Uma das principais mudanças trazidas pela nova legislação é o aumento da mistura de etanol na gasolina, que poderá variar entre 22% e 35%, superando o limite atual de até 27,5%.

Além do etanol, a lei prevê o aumento progressivo da mistura de biodiesel no diesel fóssil, que será elevado em 1% ao ano a partir de 2025, até atingir 20% em 2030. Atualmente, o biodiesel compõe 14% da mistura.

Essa mudança no percentual de etanol é parte da estratégia do governo Lula, iniciada em maio de 2023, com o envio do projeto ao Congresso. A proposta visa reduzir a dependência da importação de gasolina e acelerar a transição para fontes de energia mais sustentáveis. Contudo, a alteração levanta questionamentos sobre o impacto nos veículos e no preço dos combustíveis.

Impacto nos veículos e no consumo

A introdução de um maior teor de etanol na gasolina traz preocupações, especialmente entre proprietários de veículos não flex, como carros importados ou modelos mais antigos. A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) já manifestou que, embora não haja obstáculos para veículos flex, são necessários testes específicos para os movidos exclusivamente a gasolina. “Precisamos de avaliações mais detalhadas para garantir que o aumento no percentual de etanol não traga problemas técnicos a esses veículos”, afirmou a entidade.

No entanto, os efeitos benéficos para o meio ambiente são claros. Segundo a Copersucar, maior empresa global de comercialização de açúcar e etanol, o aumento de três pontos percentuais na mistura de etanol resultaria no consumo adicional de 1,3 bilhão de litros de biocombustível por ano, reduzindo em até 2,8 milhões de toneladas as emissões anuais de dióxido de carbono.

O professor Renato Romio, do Instituto Mauá de Tecnologia, concorda com os benefícios ambientais, mas ressalta que é fundamental analisar o impacto sobre veículos a gasolina, verificando possíveis danos às peças e a influência na emissão de poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx), hidrocarbonetos (HC) e monóxido de carbono (CO).

Essa mesma preocupação foi levantada em 2015, quando o percentual de etanol passou de 25% para os atuais 27,5%. À época, veículos movidos a gasolina foram orientados a utilizar gasolina premium, que manteve o limite de 25% de etanol. Posteriormente, estudos mostraram que a nova mistura não prejudicava os motores a gasolina.

Consumo e custo

Uma dúvida comum entre os consumidores é se o aumento no percentual de etanol influenciará o consumo de combustível. O especialista Renato Romio explica que o desempenho dos veículos provavelmente será afetado, já que o etanol tem menos energia por litro do que a gasolina. “Na prática, o consumo deve aumentar levemente, mas o impacto dependerá do preço final do combustível”, afirma Romio.

Embora o etanol seja mais barato de produzir que a gasolina, seu preço pode variar conforme a disponibilidade de cana-de-açúcar, sendo influenciado por fatores sazonais, como as safras e entressafras.

Em termos de preço, ainda não é possível prever o impacto exato, pois a regulamentação da nova mistura ainda está em fase inicial. No entanto, a história recente sugere cautela. Em 2015, quando o percentual de etanol foi elevado, uma das principais críticas foi que os consumidores continuaram a pagar o mesmo valor por um combustível cuja produção era mais barata.

Em resumo, enquanto a nova legislação visa avançar na agenda de sustentabilidade e reduzir as emissões de gases poluentes, seus efeitos práticos sobre o consumo e o custo dos combustíveis ainda estão em fase de análise e dependerão da regulamentação e da resposta do mercado.

Fonte: portaldoagronegocio

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