Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Bactéria Promissora na Mitigação dos Efeitos da Seca nas Lavouras

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Um estudo realizado pelos professores Thiago Alberto Ortiz, da Universidade Paranaense (Unipar), e Lígia Maria Maraschi da Silva Piletti, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), indica que a bactéria Bacillus aryabhattai cepa CMAA 1363 pode ser uma aliada na mitigação dos efeitos da nas lavouras. Os docentes publicaram um artigo ressaltando que a seca é um dos principais fatores ambientais limitantes ao crescimento das plantas e um dos fenômenos que mais impacta a produtividade agrícola.

Os autores mencionam que a Embrapa identificou esta bactéria benéfica, capaz de aumentar a resiliência das lavouras durante estresses abióticos, como a falta de água. A Bacillus aryabhattai cepa CMAA 1363 resultou na criação do AURAS®, fruto da colaboração entre a Embrapa Meio Ambiente e a NOOA Ciência e Tecnologia Agrícola.

O AURAS® tem se destacado como uma das inovações mais significativas no mercado agrícola. Com 126 genes associados à resposta a estresses, essa tecnologia permite que as lavouras tratadas suportem melhor altas temperaturas e longos períodos de estiagem.

Os benefícios proporcionados pelo AURAS® se manifestam através de quatro mecanismos: desenvolvimento radicular, retenção de água nas plantas, produção de enzimas antioxidantes e geração de substâncias que protegem e hidratam o sistema radicular. Esses mecanismos, em conjunto, permitem que a planta maximize seu potencial produtivo e aumente a resiliência das culturas.

É ressaltar que os devem estar atentos, pois nem todas as cepas de Bacillus aryabhattai são equivalentes. A cepa CMAA 1363 é a única validada pela Embrapa.

: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.