Entre os dias 7 e 11 de outubro, o Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (ApexBrasil), por meio do Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution, receberão uma delegação do Vietnã para uma série de visitas e rodadas de negócios no Brasil. O país é amplamente reconhecido como uma referência mundial na produção de açúcar e etanol, atraindo a atenção de autoridades e representantes do setor sucroenergético internacional em busca de parcerias e intercâmbio tecnológico.
A presença do Vietnã no Brasil se deve à experiência do país na indústria sucroenergética, especialmente em práticas de produção sustentável e na eficiente utilização do bagaço de cana-de-açúcar para cogeração de energia. “O protagonismo brasileiro na produção de etanol, mobilidade sustentável e energia renovável atrai outros países, como o Vietnã. Durante a semana, a delegação terá a oportunidade de conhecer tecnologias que podem ser replicadas para promover a eficiência energética e a sustentabilidade agrícola em suas produções”, afirmou Henrique Berbert de Amorim Neto, presidente do Apla.
A programação contempla visitas a quatro cidades do interior de São Paulo: São Paulo, Sorocaba, Piracicaba e Ribeirão Preto. No dia 7 de outubro, a delegação visitará a União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (ÚNICA), além da fábrica da Toyota em Sorocaba. Em 8 de outubro, os convidados seguirão para Piracicaba, onde participarão de rodadas de negócios do Brazil Sugarcane Bioenergy Solution no Parque Tecnológico e visitarão a Usina Costa Pinto. No dia 9, a programação inclui uma visita ao Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), e em 10 de outubro, a delegação irá a Ribeirão Preto para conhecer a Usina da Pedra e o Instituto Agronômico de Campinas.
Sobre o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
Desde 2007, o Projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution é uma parceria entre o Apla e a ApexBrasil que reúne empresas e instituições públicas e privadas do setor sucroenergético. O projeto abrange toda a cadeia agroindustrial da cana-de-açúcar, desde o desenvolvimento de tecnologias e fabricação de máquinas até a ampliação de variedades de cana e a prestação de serviços.
Diversas ações são implementadas pelo projeto, destacando-se o Projeto de Promoção Comercial de Exportações, que, em parceria com a ApexBrasil, organiza rodadas de negócios em diferentes países e participa de feiras, conferências e encontros com especialistas do setor. Além disso, no âmbito do Projeto Comprador e Imagem, o Apla e a ApexBrasil recebem potenciais compradores interessados no mercado sucroenergético brasileiro, visando fomentar e expandir as oportunidades de comércio exterior.
As empresas brasileiras que desejam participar do projeto setorial devem estar vinculadas ao setor sucroenergético e apresentar um portfólio de produtos, serviços ou soluções com potencial exportador. Mais informações estão disponíveis no site www.portalapla.org.br.
Fonte: portaldoagronegocio