Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Inovação em Suplementação: Saúde e Desempenho de Equinos

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Criadores de cavalos, seja para trabalho, esporte ou lazer, agora têm acesso a uma inovadora tecnologia de suplementação que visa melhorar a saúde e o desempenho dos equinos. A empresa Premix, reconhecida nacionalmente em nutrição animal, começou a enriquecer todas as rações para equinos com o aditivo natural Fator P.

Este produto foi desenvolvido como uma alternativa sustentável para a pecuária, uma vez que modula a microbiota ruminal e intestinal dos animais, criando condições favoráveis para a digestão. O Fator P pode até substituir antibióticos, ionóforos e outros promotores de crescimento, oferecendo uma abordagem mais natural e saudável.

Após mais de 20 anos de e desenvolvimento, o Fator P conquistou seu registro no (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) em 2021, consolidando-se como uma no mercado bovino. Nos equinos, o aditivo melhora a digestibilidade do amido e da fibra na dieta, contribuindo para a saúde do trato digestivo e para uma imunológica mais eficiente. Por ser um aditivo zootécnico natural, não apresenta risco de toxicidade para os animais e humanos, podendo ser incorporado de forma contínua nas rações, com doses recomendadas entre 4 e 6 gramas por animal ao dia.

Lauriston Bertelli Fernandes, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Premix, afirma que equinos suplementados com o Fator P absorvem melhor os nutrientes, o que se traduz em uma pelagem mais bonita, cascos saudáveis, desempenho superior em atividades físicas — tanto em trabalho quanto em competições — e melhorias na . O aditivo também fornece moléculas bioativas de Ômega 3 e Ômega 6, que beneficiam a saúde geral dos animais.

Pesquisas realizadas pela Premix indicaram que o Fator P também exerce influência positiva no metabolismo muscular, reduzindo o risco de fadiga e lesões, o que resulta em um desempenho superior e ção mais rápida para cavalos atletas. Bertelli destaca ainda que o aditivo confere aos equinos uma resistência parcial a carrapatos, contribuindo para o bem-estar animal e reduzindo a necessidade do uso excessivo de carrapaticidas, o que traz benefícios ambientais.

Outro importante aspecto do Fator P é sua capacidade de reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE) em bovinos. Um estudo recente, realizado em parceria com a Unesp de Jaboticabal, revelou que os animais que receberam o aditivo natural apresentaram uma redução de 14,9% na emissão de metano entérico. Além disso, os bovinos que utilizaram o aditivo tiveram um ganho de diário superior em 146,5 gramas em comparação aos que não o utilizaram, evidenciando a eficácia do Fator P como melhorador de desempenho.

Embora os estudos sobre a eficácia do aditivo na redução de GEE em equinos ainda estejam em andamento, espera-se que os resultados sejam semelhantes, considerando que esses animais possuem o ceco funcional, órgão responsável pela fermentação microbiana, semelhante ao rúmen dos bovinos.

“Mais do que um suplemento, o Fator P é um investimento no futuro dos equinos”, explica Bertelli. “Com benefícios comprovados para a saúde, desempenho e bem-estar dos animais, essa nova tecnologia se destaca como uma solução completa e eficaz para os criadores”, conclui.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.