O roubo e furto de máquinas agrícolas nas zonas rurais têm se tornado uma preocupação crescente, com um aumento de 27,8% nos primeiros seis meses de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Grupo Tracker, empresa líder em rastreamento e localização de veículos no Brasil. Um exemplo recente dessa situação ocorreu no dia 18 de agosto, na cidade de Chavantes, interior de São Paulo, quando duas máquinas avaliadas em R$ 600 mil foram recuperadas pela empresa.
Esse aumento está diretamente relacionado ao crescimento do agronegócio e à maior exposição dessas máquinas, que frequentemente ultrapassam o valor de seis dígitos. “Após o furto, os veículos são descaracterizados, com a remoção de placas, adesivos e outras identificações, e vendidos em outros estados como Goiás, Paraná, São Paulo e Mato Grosso”, explica Vitor Corrêa, coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker.
Preferência por furtos devido à baixa fiscalização
Por serem utilizadas em áreas amplas e com pouco monitoramento, as máquinas agrícolas se tornam alvos fáceis para os criminosos, que preferem o furto ao roubo, devido à menor gravidade da penalidade e à dificuldade de comprovação. “Os bandidos conhecem a rotina das propriedades e geralmente agem perto do fim de semana, quando os trabalhadores já encerraram suas atividades e só retornam na segunda-feira, momento em que o crime é descoberto”, complementa Corrêa.
Além disso, as máquinas raramente circulam por rodovias, e após o crime, são escondidas em áreas de mata, o que torna a identificação e recuperação pela polícia extremamente complicada. Isso reforça a importância de contratar serviços de monitoramento e rastreamento, fundamentais para aumentar as chances de recuperação, segundo o coordenador.
Dicas para reduzir o risco de furtos
Além do monitoramento, outras medidas podem ser adotadas para dificultar a ação dos criminosos, como:
- Instalar dispositivos de segurança, como travas, cadeados e bloqueadores de combustível;
- Contar com uma portaria 24 horas para controlar o acesso de pessoas às propriedades;
- Retirar a bateria dos veículos, impedindo que os criminosos liguem as máquinas;
- Contratar rastreadores, que aumentam significativamente as chances de recuperação das máquinas.
O Grupo Tracker, presente no Brasil há mais de 20 anos e em outros nove países das Américas, já recuperou mais de 57 mil veículos, evitando prejuízos superiores a R$ 4 bilhões. A tecnologia de radiofrequência usada pela empresa é considerada uma das mais eficazes contra furtos e roubos, sendo imune à ação de bloqueadores de sinais. A empresa também oferece serviços com tecnologia GPS/GPRS 4G, voltados para a gestão e monitoramento de frotas, que podem auxiliar na prevenção e no controle logístico do agronegócio.
Fonte: portaldoagronegocio