A demanda pela carne bovina de Mato Grosso se manteve forte em agosto, quando o estado exportou 65,73 mil toneladas em equivalente carcaça (TEC). Esse número representa o maior volume já registrado para um mês de agosto, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), apesar de uma leve redução de 2,71% em relação ao mês anterior.
A China permaneceu como o principal destino da carne mato-grossense, importando 29,41 mil TEC, o que equivale a 44,75% do total exportado pelo estado. No entanto, esse número representa uma queda de 24,46 pontos percentuais em comparação à média dos últimos três anos para o mesmo período. Mesmo assim, a liderança chinesa nas compras segue firme.
Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o crescimento das exportações de carne bovina está fortemente relacionado ao aumento da demanda de outros países, à medida que Mato Grosso diversifica sua base de compradores internacionais. Essa ampliação reforça a presença do estado no mercado global de proteína animal e consolida cada vez mais o setor.
Fonte: portaldoagronegocio