Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Safra de Laranja 2024/25 no Cinturão Citrícola de São Paulo e Minas Gerais: Reestimativa chega a 215,78 milhões de caixas

2025 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A primeira reestimativa da safra de laranja 2024/25 no cinturão citrícola de São Paulo e do Triângulo/Sudoeste Mineiro, divulgada pelo Fundecitrus nesta terça-feira (10), indica uma produção de 215,78 milhões de caixas de 40,8 kg. Esse volume representa uma redução de 16,6 milhões de caixas, ou 7% abaixo da previsão inicial feita em maio.

O principal fator dessa queda é o menor tamanho dos frutos, resultado das condições climáticas adversas, com uma estiagem severa e temperaturas elevadas. As chuvas, previstas inicialmente para os primeiros quatro meses da safra, ficaram 31% abaixo do esperado. Além disso, o calor intenso durante o outono e o inverno aumentou a evapotranspiração, agravando ainda mais a seca. Esse cenário também acelerou a maturação dos frutos, resultando em uma colheita mais rápida — até meados de agosto, cerca de 45% da safra já havia sido colhida, bem acima da média histórica de 30% para o período.

Segundo Juliano Ayres, gerente-geral do Fundecitrus, esta safra é considerada atípica. Ele destaca que a próxima reestimativa trará dados mais precisos sobre a quarta florada. “O volume da quarta florada é muito mais significativo nesta safra do que em anos anteriores. Nas próximas semanas, faremos um levantamento de campo para avaliar o índice de pegamento e o tamanho desses frutos. Esse trabalho é necessário, especialmente nesta safra, pois a quarta florada ainda estava em andamento em alguns talhões quando a contagem de frutos foi realizada, em março e abril deste ano”, explica Ayres.

Tamanho dos frutos e taxa de queda

O peso médio dos frutos também caiu, de 169 gramas para 155 gramas, o que significa que agora são necessárias 264 laranjas para formar uma caixa de 40,8 kg, 23 unidades a mais do que o previsto inicialmente. Já a taxa de queda de frutos foi reestimada para 17,10%, uma melhora em relação à projeção de maio, que era de 18,50%. A antecipação da colheita contribuiu positivamente para essa redução, principalmente ao diminuir as perdas causadas pelo greening.

A Pesquisa de Estimativa de Safra é conduzida pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat e professores da FEA-RP/USP e da FCAV/Unesp.

Relatório completo

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.