A Sipcam Nichino, uma das principais fornecedoras de tecnologias agroquímicas no Brasil, marcará presença no Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado de 9 a 12 de setembro de 2024, na cidade de Palmas, TO. A companhia apresentará seu mais recente lançamento, o herbicida Click®, que conta com o ativo terbutilazina e é destinado ao controle de plantas invasoras no sorgo. Introduzido no mercado brasileiro há cerca de três anos para o milho, o Click® é resultado de extensivos investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
De acordo com José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado, o Click® mantém o potencial produtivo do sorgo assim como faz com o milho. “Isso se deve, especialmente, à molécula de última geração, terbutilazina, desenvolvida pela nossa companhia,” explica Freitas.
O Click® se destaca por sua maior estabilidade no perfil do solo em comparação com a atrazina, um padrão atual de mercado, mesmo em condições de chuvas frequentes. Oferece um controle residual prolongado contra as principais daninhas do sorgo e do milho, mesmo em condições de alta pressão de infestação. “Essa característica mantém a lavoura com menor nível de reinfestação, tanto pela ação pré-emergente quanto pelo efeito residual, estabelecendo-se como uma nova referência tecnológica para os produtores de cereais,” complementa Freitas.
Além do Click®, a Sipcam Nichino apresentará no congresso o fungicida Echo® 720 SC, destinado ao controle da mancha-de-phaeosphaeria, também conhecida como mancha-branca-do-milho. Segundo Freitas, essa adição ao portfólio da empresa amplia as estratégias de proteção para o cereal. O portfólio da empresa inclui ainda o Fezan® Gold e o Vitene®, que se destacam pela eficácia e integração na luta contra doenças do milho.
O Vitene®, lançado há cerca de dois anos, tem se mostrado uma solução estratégica para o produtor de milho, com eficácia de aproximadamente 90% no controle da cercosporiose (Cercospora zeae-maydis) e da ferrugem (Puccinia polysora). “Essas doenças podem causar perdas de produtividade de 70% a 90%,” resume Freitas. Em testes realizados em parceria com instituições de pesquisa, como a Fundação ABC e Desafios Agro, o Vitene® proporcionou um retorno de produtividade de cerca de 9,9 mil quilos por hectare, superando outros tratamentos comparados.
Quanto ao Fezan® Gold, Freitas ressalta que é uma solução pioneira com ação sistêmica e multissítio, oferecendo proteção avançada contra a cercosporiose. “Além de sua eficácia comprovada, o Fezan® Gold proporciona diferenciais tecnológicos importantes no manejo de resistência a fungicidas específicos,” conclui o engenheiro agrônomo.
Fonte: portaldoagronegocio