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Agronegócio

Novos Agentes de Turismo Rural em Santos Dumont

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Novos Agentes de Turismo Rural em Santos Dumont

A cerimônia de formatura da turma de agente de turismo rural de Santos Dumont reuniu dezenas de pessoas, entre convidados, familiares e autoridades, que presenciaram a formação do grupo “Tão Vão”, com 15 novos agentes que vão atuar em toda a região. No evento, que aconteceu no hotel fazenda Aurora, novos roteiros turísticos foram apresentados, com uma mistura de atrativos históricos, ecoturismo, culinária e autoconhecimento. 

Essa foi a quinta turma de agentes de turismo rural formada na região de Juiz de Fora este ano. As anteriores foram em Baependi, Cataguases, Rio Preto e Conselheiro Lafaiete. Em Caxambu, outro curso está em desenvolvimento, e deve ser concluído em dezembro. Wander Magalhães, gerente regional do Sistema Faemg em Juiz de Fora, afirma que esse é um programa importante para o desenvolvimento das cidades, que devem aproveitar o potencial turístico para atrair investimentos. “Agora a cidade vai contar com 15 novos agentes, focados no desenvolvimento turístico da região. Santos Dumont, conhecida como a terra do pai da aviação, também tem em sua história a pecuária leiteira, com a primeira indústria de laticínios da América Latina. Além disso, é reconhecida por sua diversidade natural, atrativos que podem ser muito bem aproveitados por esses novos profissionais”, disse. 

O secretário de turismo e esportes da cidade, Fabrício Corrêa de Andrade, esteve presente na solenidade. Ele acredita que a nova turma pode ajudar na divulgação do município para diversas regiões. “Nós temos o melhor dos dois mundos. Temos atrativos históricos e naturais, além de ótimos acessos, próximos às principais cidades da região. Temos muita história no museu de Cabangu e no distrito de Dores do Paraibuna. Também contamos com represas, cachoeiras e natureza preservada para quem busca paz e sossego”, relatou. 

A instrutora do curso, Fernanda Silva, estava orgulhosa de ver o grupo se formar. Todos os alunos que iniciaram nessa turma, concluíram o curso, uma turma diversa com quem houve uma grande troca de conhecimentos. “Eu senti a responsabilidade com esse grupo, pois muitos aqui já eram experientes no turismo quando começamos. Trabalhamos com muito empenho e, agora, deixamos a responsabilidade com os formandos, de divulgar o conhecimento e trabalhar com responsabilidade o turismo na região”.

Hélio Campos Fortes, tesoureiro da Associação de Produtores de Leite Balde Cheio, entidade cooperada do Sistema Faemg na cidade, afirmou que o grupo é uma grande aposta. “Esperamos que esses novos agentes possam ajudar no desenvolvimento da região, trazendo cada vez mais turistas para a cidade e gerando renda”.

Novos agentes se preparam para atuar

O grupo Tão Vão, reuniu pessoas de diversas idades e áreas de atuação. Profissionais de turismo, comunicação, donos de hotéis e pousadas aproveitaram para aprender mais sobre turismo, se atualizar e melhorar os produtos que poderiam ser ofertados aos consumidores. Kennedy Fernandes é dono do hotel fazenda Aurora, local onde foi realizada a cerimônia de formatura. Ele é um dos novos agentes que vão poder atuar na região. “Aqui na pousada a gente sempre tenta receber o turista com conforto e boa comida. Mesmo já trabalhando há muitos anos com o turismo, eu aprendi novas maneiras de tratar e fidelizar o meu público”, disse. 

A turismóloga Carolina Palmieri aproveitou para se atualizar. “Foi muito bom fazer parte desse aprendizado. Descobrimos diversos atrativos turísticos aqui na cidade, locais que a própria população muitas vezes não conhece”. Gicele Brittes é do distrito de Conceição do Formoso e integrante da Associação Turismo é Bom e Dá Trabalho. Ela disse que o curso foi a oportunidade de aprender mais sobre a própria região. “Durante os módulos a gente descobriu como explorar de maneira correta o que a gente tem por aqui. Nos nossos roteiros inserimos paisagens naturais e locais religiosos, que podem proporcionar  ao turista uma experiência singular”, contou. 

João Lusvardi é publicitário e artista digital. Para ele, o curso abriu novas ideias para o futuro profissional. “Antes eu pensava em trabalhar apenas com a divulgação. Hoje, o turismo se mostrou como uma perspectiva diferente, como uma nova opção de mercado para atuação”, contou. Andréia Oliveira é historiadora e, agora, agente de turismo rural. Ela aposta na história como atrativo. “Um local que tem um peso tão grande na região, merece ser melhor aproveitado. Vamos resgatar a história dessa cidade e mostrar o que há de melhor por aqui”, relatou ela. 

As Águas de Santos Dumont

Quebrar padrões e paradigmas. Esse foi um dos objetivos para a escolha dos nomes e dos roteiros criados pela turma. A rota das Águas de Santos Dumont surgiu com a ideia de desmistificar uma história regional, direcionada à cidade há alguns anos, de que suas águas levavam as pessoas que bebiam a se tornar homossexuais. A piada de mau gosto acabou sendo a inspiração para a exploração dos atrativos locais, dando uma outra visão para esse recurso no município. 

A rota surgiu com o intuito de fomentar o ecoturismo na região, aproveitando os atrativos como lagos, represas, rios e cachoeiras. Quatro roteiros foram desenvolvidos a partir dessa ideia:

  • Direto da Fonte – Quem beber, verá
    • Inclui passagem por trechos da Estrada Real, chafariz, mirantes, trechos de natureza preservada, piquenique e visita ao museu de Cabangu (a casa de Santos Dumont).
  • Roça de Pé
    • Visita a igrejas históricas da região, ao museu de Cabangu, às ruínas de antigas estações ferroviárias, hotel fazenda, mirantes e lanche.
  • Tô na Roça Mais Formosa
    • Este roteiro inclui o distrito de Conceição do Formoso. Inclui culinária local, cachoeiras, caminhada em meio à mata atlântica preservada, visita a igrejas e patrimônio arquitetônico. 
  • Caminho do Interior
    • Programação para quem procura contato com a natureza e autoconhecimento. inclui visita ao museu de Cabangu, almoço ovolactovegetariano em um sítio, colheita de ervas e folhas para chás. Experiência ideal para quem procura apreciar a natureza e praticar meditação.  

Além dos roteiros, o grupo também desenvolveu um novo prato, o Tão Bão, um bolinho de chuva recheado com doce de leite Borboleta, tradicional da cidade. Os roteiros já estão à venda. Para contratar ou saber mais, acesse a página do grupo no Instagram: tao.vao.tur 

Fonte: portaldoagronegocio

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