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Malwee lança coleção Fio do Futuro do Brasil na London Fashion Week: Confira a nova exposição de moda!

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A Malwee, marca de moda do Grupo Malwee, aposta pela primeira vez, em um lançamento no mercado internacional com a coleção inédita “Abrace o Futuro”. O contexto escolhido não poderia ser diferente: a coleção tem como base um dos principais cases do Grupo Malwee, o “Fio do Futuro”, composto por 85% de peças de pós-uso, e será apresentado no London Fashion Week, uma das principais semanas de moda do mundo.

A nova coleção compõe a participação da Malwee na exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, evento que abre a programação da London Fashion Week, que pelo segundo ano consecutivo apresentará iniciativas inovadoras e sustentáveis da moda brasileira realizadas por mulheres.

Como a Malwee está transformando resíduos em moda sustentável?

Utilizando como base o “Fio do Futuro” e técnicas artesanais de macramê e crochê, a Malwee se uniu a mulheres do coletivo “Elas Fazem Nós” para desenvolver a cenografia e duas peças conceituais da exposição.

A imagem mostra uma mulher em pé, vestindo um conjunto cinza elegante. Ela usa um blazer com cinto trançado e uma saia longa. O fundo é decorado com fios verticais, criando um efeito de cortina. A mulher tem cabelo preso e usa brincos discretos. O ambiente é minimalista e sofisticado.
Fonte: Malwee
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A parceria com o coletivo acontece por meio do programa social “Menos Resíduo, Mais Renda”, do Instituto Malwee, que já direcionou mais de 30 toneladas de resíduos têxteis para a capacitação e geração de renda de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social.

“Estamos muito felizes por apresentar, de forma criativa e inovadora, um case brasileiro que responde ao principal desafio da indústria atualmente: a economia circular. O “Fio do Futuro”, é uma matéria-prima inovadora e revolucionária, criada em parceria com o Grupo Eurofios.

Então, lançar a uma coleção da Malwee a partir de uma inovação e com a participação de mulheres em situação de vulnerabilidade no London Fashion Week, um dos eventos de moda mais relevantes do mundo, confirma que a moda sustentável, funcional, prática e feita pra durar tem cada vez mais espaço e relevância no calendário da moda global.

Que mais empresas possam desenvolver tecnologias circulares para ampliar os impactos positivos em diversos níveis e em grande escala. Esse é o futuro da moda.

Audrei Russo, Diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee

Quando a coleção será lançada?

A coleção inédita “Abrace o Futuro” estará à venda no e-commerce da Malwee a partir do dia 12 de setembro, dia da abertura da exposição.

A cápsula contará com seis modelos da Malwee, incluindo blusas, saias, vestidos, blazers e blusões, dois acessórios feitos em crochê e macramê, um porta garrafa e um porta celular, além de dois modelos da Malwee Kids sendo um vestido e uma jaqueta. Os preços variam de R$69,90 a R$459 e têm frete disponível para o Brasil.

Coleção “Abrace o Futuro”

Segundo Audrei, o lançamento se alinha ao Plano ESG 2030 do Grupo Malwee, que possui metas de redução dos impactos ambientais e promoção da circularidade, reafirmando o compromisso da companhia com a sustentabilidade e o bem-estar social.

Evento criado por Camila Villas, Lilian Pacce e Marília Biasi, o Brazil Creating Fashion For Tomorrow (BCFT) tem o apoio do Itamaraty, da Embaixada do Brasil em Londres e acontece na icônica “Sala Brasil”, situada no térreo do prédio histórico da embaixada brasileira na capital do Reino Unido.

A imagem mostra uma pessoa vestindo uma roupa cinza, segurando um porta-garrafa feito de macramê cinza. O porta-garrafa contém uma garrafa de metal com tampa prateada. Há uma etiqueta na parte frontal do porta-garrafa com a marca "Malwee" e a frase "Abrace o Futuro". O fundo é composto por um tecido cinza texturizado.
Fonte: Malwee

O evento que a Malwee participará faz parte da programação oficial da London Fashion Week, organizada pelo British Fashion Council. Em 2024, será realizada a segunda edição do evento, com a exposição “A Chain of Women”, para promover a inovação e a liderança das mulheres na moda e na sustentabilidade.

A programação abre novamente a semana de moda londrina e ficará em cartaz entre os dias 13 e 17 de setembro, na embaixada brasileira. A entrada é gratuita.

É neste contexto que a Malwee foi convidada a patrocinar e participar do evento. A marca apresentará sua nova identidade visual e uma nova edição da coleção cápsula “Abrace o Futuro”, que usa como base o case “Fio do Futuro”.

Quais são os destaques da participação da Malwee na exposição?

Este material integra e conecta a cenografia da exposição, compondo as vitrines, detalhes expositivos, além de dois looks conceituais da marca de moda brasileira:

“O BCFT tem como objetivo promover a moda brasileira alinhada às melhores práticas sustentáveis. A Malwee tem seguido consistentemente esse caminho e estamos muito felizes com essa parceria”.

Lilian Pacce, jornalista de moda e curadora da mostra

O evento de abertura será no dia 12, às 18h, para convidados, e terá falas de Antonio de Aguiar Patriota, Embaixador do Brasil em Londres, de Lilian Pacce e de Audrei Russo, Diretora de Marcas Adulto do Grupo Malwee.

No dia 12, a Malwee receberá jornalistas e influenciadores para uma visita guiada às 16h. No dia 13, às 17h, Audrei participará do painel de discussão sobre novas formas de agregar valor à cadeia de suprimentos.

Ele, ao lado de Bruna Petreca, Pesquisadora Sênior em Experiência Humana e Materiais do Royal College of Arts, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do mundo dedicada exclusivamente à arte e design. Agustina Comas, designer de moda circular, também estará presente. A entrada é gratuita.

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Malwee lança nova identidade visual

Como parte de sua estratégia de marca, comunicação em moda sustentável e adaptação aos tempos e às demandas do consumidor contemporâneo, Malwee lança sua nova identidade visual que estará presente nas peças da cápsula “Abrace o Futuro” e em todos os materiais visuais da exposição.

A imagem mostra uma família de quatro pessoas em um fundo cinza. Todos estão vestindo roupas cinzas confortáveis da Malwee. Uma mulher está sentada à esquerda, usando um vestido longo. Ao lado dela, duas crianças estão sentadas no chão, também usando roupas cinzas. Um homem está agachado à direita, sorrindo. O ambiente é minimalista.
London Fashion Week Malwee. Fonte: Malwee

“A moda está cada vez mais pautada em propósito. A roupa que abraça o dia a dia das pessoas de forma prática, funcional e entrega também atualidade tem sido uma demanda crescente do mercado. E essa sempre foi a proposta da Malwee. Por isso estamos propondo uma nova marca que resgata a nossa essência, origem, a nossa história e coloca toda a alma da marca nos dias atuais também nos preparando para o futuro com um trabalho gráfico emocionante e original”.

Greg Reis, Diretor de Marketing do Grupo Malwee

Como é desenvolvido o “Fio do Futuro”?

O Grupo Malwee já nasceu repensando sua forma de produzir e consumir os recursos naturais. O case “Fio do Futuro” é, atualmente, um dos principais cases da companhia em moda sustentável. Um dos grandes desafios do projeto, além do processo de triagem, desfibragem e nova composição, é a arrecadação de roupas.

Em parceria com a Cruz Vermelha, organização que visa proteger vidas, a saúde e preservar a dignidade humana, a companhia criou um ciclo de colaboração onde o consumidor doa as roupas para Instituição que, por sua vez, ao fazer a triagem, destina para o Grupo Malwee as peças que estão inadequadas para uso e que iriam para o lixo.

“São essas peças que, em parceria com o Grupo Eurofios passam pelo processo de higienização, nova triagem para a retirada dos aviamentos e desfibragem até se transformarem no “Fio do Futuro”, fechando o ciclo circular da moda, retornando ao início de produção. Esse ciclo evita que uma nova matéria-prima seja retirada do meio ambiente e reduz o volume de lixo têxtil no meio ambiente.”

Audrei Russo

A partir das etapas citadas, o “Fio do Futuro” segue para a fábrica do Grupo Malwee, em Jaraguá do Sul, no Brasil, onde é transformado em uma malha e novas peças de roupa com 58% de “Fio do Futuro” em sua composição.

Como o “Fio do Futuro” evoluiu desde seu lançamento?

A primeira edição do projeto com o “Fio do Futuro” foi lançada em 2022 com 70% de resíduo têxtil pós-consumo e 30% de uma fibra complementar.

Já em 2023 o Grupo Malwee avançou na composição do fio, que atualmente conta com 85% de peças usadas e 15% de fibra de poliéster. As peças apresentam uma redução de 44% nas emissões de CO2 e consomem 30% menos água em sua produção.

Em 2024, o Grupo Malwee dobrou o lote de malha produzida, avançou no desenvolvimento do produto e está ampliando o mix de peças e as coleções lançadas.

Além da cor mescla, foi desenvolvida uma nova variação de cor (preto) com processo de tingimento que usa 68% de água de reuso, proveniente do tratamento dos efluentes gerados pela indústria.

Além disso, todas peças são produzidas dentro do Parque Fabril do Grupo Malwee, que já reduziu em 75% a emissão de gases de efeito estufa nos últimos 10 anos, reutilizou mais de 537 mil m³ de água nos últimos 5 anos e 100% da energia elétrica usada é renovável.

Em 3 anos de projeto, a Malwee reciclou 7,4 toneladas de roupas, evitando que fossem parar em lixões. Enfim, o Fashion Bubbles te convida a ler também Minas Trend 2024: 32ª edição do maior salão de negócios da moda na América Latina já tem data e local. Ou então, veja mais conteúdos como esse em nossa categoria Moda.

Fonte: fashionbubbles

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Sophia Costa

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