No dia 31 de agosto, a Emater Goiás, em colaboração com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), realizará mais uma edição da feira do Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino Brasileiro (Pró-Genética) em Uruana. O evento acontecerá no Recinto de Leilões Beira da Mata, a partir das 8h.
O programa Pró-Genética tem como objetivo elevar a produção de carne e leite em Goiás, oferecendo benefícios especialmente para pequenas e médias propriedades rurais. Durante a feira, serão disponibilizados touros PO com registro genealógico e exames andrológicos positivos, visando promover o melhoramento genético dos rebanhos e incrementar a renda dos produtores locais.
“A feira visa atrair um grande público para fomentar o desenvolvimento e a melhoria da pecuária no Vale do São Patrício. Além disso, o evento facilita o acesso dos produtores a animais geneticamente aprimorados,” explica Diego Alves, coordenador regional da Emater.
O evento incluirá seminários sobre temas como educação sanitária e as vantagens dos touros geneticamente melhorados. Além disso, Fernando Coelho, zootecnista e especialista em pastagens da Emater Goiás, conduzirá um painel sobre o manejo adequado de pastagens. Pecuaristas interessados em participar com seus animais devem buscar informações adicionais no site da ABCZ.
Importância da Feira
A feira possui grande importância para o Estado de Goiás, pois garante que os touros PO comercializados têm registro definitivo, exames andrológicos que confirmam a qualidade de reprodução e exames negativos para doenças como brucelose e tuberculose, assegurando a qualidade genética do rebanho estadual.
Os touros desempenham um papel crucial na herança genética dos rebanhos, representando cerca de 75% da genética transmitida, devido ao maior número de descendentes em comparação às fêmeas. Assim, eles são fundamentais para o aprimoramento genético e têm uma excelente qualidade de reprodução. O programa oferece raças especializadas para a produção de carne e leite, além de raças de dupla aptidão, beneficiando ainda mais os pequenos e médios produtores rurais de Goiás.
Fonte: portaldoagronegocio