Nesta semana, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) encerra mais uma etapa crucial para a atualização da safra brasileira de grãos. Técnicos da Conab estão realizando uma pesquisa de campo para coletar dados que irão compor o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024. A coleta de informações está sendo realizada em diversos estados produtores, incluindo Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Minas Gerais, Pará, Bahia, Paraná e Pernambuco.
A pesquisa em curso foca na conclusão da colheita do milho 2ª safra e do algodão em determinados estados, além de acompanhar o desenvolvimento das culturas de 3ª safra e das culturas de inverno, com destaque para algumas frentes de colheita de feijão 3ª safra e trigo. Serão coletados dados sobre a área cultivada, produtividade e produção, bem como o estádio de desenvolvimento das lavouras, suas condições e os fatores que impactaram direta ou indiretamente as expectativas de produção.
Além das observações em campo, o levantamento também conta com contribuições remotas, obtidas junto a agentes do setor em cada estado, como produtores, cooperativas, entidades de assistência técnica, públicas e privadas, empresas de insumos e comercialização. A Conab também realiza pesquisas subjetivas, utilizando o georreferenciamento das lavouras para auxiliar nas análises de produtividade e no dimensionamento das áreas cultivadas.
Os resultados atualizados do 12º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 serão divulgados no dia 12 de setembro, oferecendo um panorama detalhado da produção em todo o país.
Fonte: portaldoagronegocio