Sophia @princesinhamt
Agronegócio

CECAFÉ lança página informativa sobre EUDR e o comércio de café brasileiro

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Conselho dos Exportadores de Café do (Cecafé) lançou uma nova landing page dedicada ao Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR). Esta plataforma tem como objetivo facilitar a compreensão das novas regras e suas implicações para o comércio de café brasileiro, oferecendo informações detalhadas e respostas a perguntas frequentes direcionadas a produtores, exportadores e importadores.

A União Europeia é o maior bloco importador de cafés do Brasil, representando 47,3% das exportações do produto entre janeiro e julho de 2024. Com a implementação do EUDR, que será mais rigoroso a partir do próximo ano como parte do Pacto Verde Europeu, o Cecafé busca esclarecer todos os aspectos dessa nova legislação aos envolvidos na cadeia produtiva.

O EUDR exige, entre outras coisas, que sejam informadas as geolocalizações das propriedades de origem do café e que as empresas europeias realizem a devida diligência ao longo de suas cadeias de abastecimento. O objetivo é garantir que produtos originados de áreas desmatadas após 31 de dezembro de 2020 não sejam importados e comercializados na .

Marcos Matos, diretor-geral do Cecafé, destaca que, apesar dos desafios impostos pelo novo regulamento, o Brasil está se esforçando para atender às demandas do mercado europeu. O país busca garantir o abastecimento com cafés de diversas qualidades, produzidos de maneira sustentável e com respeito ao meio ambiente e às pessoas.

Silvia Pizzol, diretora de Sustentabilidade do Cecafé, ressalta que a transparência nas boas práticas socioambientais das regiões cafeeiras brasileiras é uma oportunidade para demonstrar que o café do Brasil está na vanguarda da sustentabilidade global. O Cecafé lidera a defesa do café brasileiro no exterior e promove a conscientização interna por meio de campanhas digitais informativas sobre o EUDR.

A nova página também apresenta a parceria do Cecafé com a Serasa Experian. Por meio da plataforma Smart ESG, os exportadores brasileiros podem verificar e monitorar informações socioambientais das propriedades rurais, garantindo que atendam aos requisitos do EUDR e possibilitando a extração de dados de geolocalização.

Eduardo Heron, diretor técnico do Cecafé, explica que, embora o EUDR se aplique apenas aos operadores econômicos europeus, as novas exigências de importação terão impacto sobre todos os elos da cadeia produtiva, incluindo produtores e exportadores. A informação sobre a geolocalização do café deve acompanhar o produto ao longo de toda a cadeia de comercialização.

A nova landing page do Cecafé, que oferece informações essenciais sobre o EUDR e detalha como o Brasil está se adaptando às novas regulamentações, está disponível em www.cecafe.com.br/eudr.

Fonte: portaldoagronegocio

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.